NA ROTA DAS COLHEITAS (Vila Verde)

NA ROTA DAS COLHEITAS (Vila Verde) -

Caldos do pote de Sabariz fizeram as delícias de milhares na Alemanha

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mais de mil pessoas, alemães e emigrantes portugueses, juntaram-se, este domingo, à Festa do Caldo do Porte que teve na cidade de Dusseldorf, numa iniciativa integrada Na Rota das Colheitas.

«Este é um momento especial de promoção do concelho de Vila Verde, assim como de todo o mundo rural que caracteriza a identidade do Minho e do Norte de Portugal, numa demonstração clara da excelência e das mais-valias únicas no mundo que temos no nosso território», afirmou o vereador Patrício Araújo, em representação do Município. 

A adesão cada vez maior ao evento, por parte de pessoas naturais da Alemanha e de países vizinhos, assim como de emigrantes portugueses, foi notada também pela cônsul de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, que desafiou os organizadores para uma forte ampliação da capacidade do espaço. 

DE SABARIZ A DUSSELDORF

Uma dezena de moradores da freguesia de Sabariz, do concelho de Vila Verde estiveram em Dusseldorf, onde cozinharam diferentes caldos à moda antiga, em potes de ferro sobre fogueiras a lenha e ao ar livre – replicando a Festa do Caldo do Pote que anualmente acontece na freguesia em setembro, no âmbito da Rota das Colheitas. 

A festa à moda minhota é uma iniciativa organizada pelo grupo de restauração do Clube Português, Cave Tapas e Frango Português, que é gerido por três emigrantes portugueses, José Esteves, de Sabariz, Filipe Castelo, de Aveiro, e Armando Cortes, de Portimão. 

Na iniciativa deste domingo, foram igualmente servidas pataniscas de bacalhau e ainda doces de romaria levados do concelho de Vila Verde para Dusseldorf. 

Patrício Araújo agradeceu a disponibilidade e a «fantástica capacidade de trabalho e organização» das pessoas que foram de Sabariz até à Alemanha mostrar os bons sabores da gastronomia vilaverdense.

Enalteceu ainda o empreendedorismo e o contributo dos empresários portugueses emigrados em Dusseldorf para a valorização do concelho e de Portugal. 

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.