REGIÃO –
Câmara assegura passes gratuitos e manutenção do Barcelos Bus em 2020

A Câmara de Barcelos volta a assegurar, entre Março e Dezembro, a gratuitidade do transporte escolar aos alunos do ensino secundário, aos estudantes do ensino não superior (dos 4 aos 18 anos de idade), aos estudantes do ensino superior até aos 23 anos (inclusive) e aos estudantes do ensino superior inscritos nos cursos de Medicina e de Arquitectura, até aos 24 anos de idade.

O município mantém, também, o apoio à redução tarifária para os passes sociais com origem e destino no concelho, sendo o valor máximo do passe mensal de 30 euros para o utilizador, a gratuitidade no Barcelos Bus para quem possua passe social e passe escolar e a manutenção do Barcelos Bus aos sábados à tarde, domingos e feriados.

PUBLICIDADE

Estas medidas foram aprovadas na última reunião de executivo e inscrevem-se na continuidade do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), lançado em 2019 pelo Governo.

Este programa de apoio às autoridades de transportes (o município de Barcelos constituiu-se como Autoridade de Transportes) pretende o desenvolvimento de acções que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público colectivo, bem como o aumento da oferta de serviço e expansão da rede.

Para esse efeito, o programa financia as autoridades de transporte com uma verba que lhes permita operar um criterioso ajustamento tarifário e da oferta, cabendo a Barcelos 566.789 euros, conforme a distribuição das verbas feitas pela Comunidade Inter-municipal do Cávado.

Estas verbas são do Fundo Ambiental e têm origem no adicionamento sobre as emissões de carbono dos combustíveis fósseis.

Em 2019, a execução do PART em Barcelos contou com um financiamento de 412.896,90 euros e uma comparticipação municipal de 10.587,10 euros. Na redução tarifária foram gastos 254.000 euros e nas medidas de aumento da oferta/expansão da rede (do Barcelos Bus) foram aplicados 169.484 euros.

O serviço Barcelos Bus foi iniciado no dia 17 de Setembro de 2018, tendo registado até 31 de Dezembro desse ano 23.646 validações de títulos de transporte. Em 2019, as validações dos títulos de transporte chegaram às 237.674.