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Câmara de Braga prevê conclusão de segundo troço da Variante do Cávado em Junho

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A Câmara de Braga prevê que o segundo troço da Variante do Cávado, que irá permitir a ligação a Frossos, numa extensão de 1.134 metros, esteja concluído no próximo mês de Junho.

Numa nota enviada às redacções, a autarquia dá conta que a vereadora das Obras Municipais, Olga Pereira, visitou esta semana as obras, cujo investimento global é de 1,6 milhão de euros e inclui a regularização do rio Torto, entre a Avenida do Estádio e Estrada Nacional 201.

Com as obras a «decorrer a bom ritmo», a vereadora lembrou que esta é «uma intervenção crucial» para a melhoria da mobilidade na cidade de Braga.

Segundo Olga Pereira, este troço funcionará como «elemento dissuasor do fluxo de trânsito no acesso à cidade e, ao mesmo tempo, uma alternativa para quem precisar deslocar-se para as freguesias de Frossos, Real ou Merelim, sem ter que passar pelo centro de Braga».

RIO TORTO

Incluída está também a regularização do rio Torto, no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município de Braga e a Agência Portuguesa do Ambiente, que garante dois milhões de euros adicionais para a realização de uma intervenção mais alargada neste curso de água.

Os trabalhos incluem a alteração do traçado da linha de água e a definição de baías de retenção/infiltração e açudes, a beneficiação de passagens hidráulicas, o prolongamento da descarga de efluente tratado e a estabilização das margens.

A vereadora Olga Pereira sublinha a importância desta empreitada, nomeadamente no que se refere à renaturalização do rio Torto, «uma obra há muito ansiada pelas populações desta zona do concelho».

«Esta é, por isso, uma obra fundamental para o bem-estar de todas as pessoas que vivem nesta zona envolvente a esta variante. Estão a ser criados passadiços e ligações de margens, percursos pedonais e zonas de lazer que irão transformar por completo toda esta área», explicou.

A Câmara de Braga considera que, «a par da melhoria da mobilidade, esta intervenção irá, no futuro, garantir as ligações aos parques industriais de Adaúfe e Pitancinhos e às auto-estradas A3 e A11».

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