Câmara de Esposende apoia instalação de empresa que investe três milhões de euros em projecto amigo do ambiente

A Câmara de Esposende assinou um contrato de investimento com a empresa Esposack que envolve a construção de uma unidade industrial com maior dimensão, na Zona Industrial de Vila Chã/Curvos, e a aquisição de novos equipamentos.

As sócias fundadoras Sónia, Marlene e Natércia Garrido criaram a Esposack – Embalagens, Lda., em Esposende, com uma equipa de seis pessoas, numa área instalada de 1.500 metros quadrados, mas um crescimento sustentável das vendas ao longo dos anos, entre 15 e 20% ao ano, obrigaram à dispersão da laboração, ocupando três edifícios individuais, numa área total de aproximadamente cinco mil metros quadrados, empregando cerca de 50 trabalhadores.

Através do contrato o, que aprova a isenção do Imposto Municipal sobre Transacções Onerosas de Imóveis (IMT), esta empresa fundada em 2013 beneficia do incentivo da autarquia de 19.950 euros. Nesta expansão, a Esposack – Embalagens, Lda. faz um investimento a rondar os três milhões de euros.

A sua adaptação às novas exigências, levou a incluir no seu portfólio de artigos o fabrico de palhinhas de papel (biodegradáveis) e de equipamentos de protecção (máscaras cirúrgicas Tipo IIR, toucas e cobre sapatos). A Esposack desenvolve parcerias com diversas atividades, incluindo players do sector, para promover a valorização e desenvolvimento de novos produtos.

Preocupada com a sustentabilidade, a empresa está a desenvolver um projecto inovador, com o Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), em Braga, com o objectivo de criar uma embalagem 100% orgânica, reciclável, biodegradável e que permita estender o tempo de vida útil dos alimentos, recorrendo a tecnologias alinhadas com sistemas de produção de menor impacto ambiental.

“O município de Esposende assume um papel facilitador da actividade das empresas. O investimento avançado pela Esposack prevê a consolidação de um projecto que tem crescido de uma forma gradual e consolidada, propiciando a oferta de novos postos de trabalho”, afirmou o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, na assinatura do contrato.

O autarca referiu ainda que nos últimos quatro anos já foram atribuídos 421.223 euros de apoio ao investimento, disponibilizando um conjunto de incentivos (reduções e isenções) “consciente da emergente necessidade em disponibilizar um ambiente favorável ao investimento”.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais