REGIÃO

REGIÃO -

Câmara de Esposende compra casa do escritor Manuel de Boaventura por 150 mil euros

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Esposende concluiu esta quinta-feira o processo de aquisição da casa do escritor Manuel de Boaventura, em Palmeira de Faro, por 150 mil euros, tendo em vista a adaptação do espaço a Casa Museu. 

 “Este é um dia histórico para Esposende e para a preservação da cultura local. Estou profundamente grato à família do escritor Manuel de Boaventura pela postura assumida, que permite colocar ao serviço da comunidade um espaço cujo valor sentimental é incalculável”, assinala o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, recordando que município tem já um projecto para dinamizar o espaço, decorrendo estudos para intervir na recuperação e remodelação do imóvel.

Segundo Benjamim Pereira, a aquisição da Casa de Manuel de Boaventura insere-se na política municipal que “visa descentralizar e tornar a cultura acessível a todos”, cuja a “abrangência contempla campos tão diversos como a literatura, a música, a dança, o teatro ou a escultura pública”.

PUBLICIDADE

A biblioteca municipal já iniciou o levantamento do espólio da biblioteca particular e do arquivo pessoal do escritor, doado pela família, constituído por manuscritos, correspondência, desenhos, fotografias e outros documentos avulsos, e que será alvo de higienização e tratamento documental pelos serviços técnicos.

A autarquia lembra que relativamente ao escritor Manuel de Boaventura, “o município tem prestado o devido reconhecimento, tendo atribuído o seu nome à Biblioteca Municipal e tem desenvolvido um profícuo trabalho de divulgação da sua obra literária, criando o prémio literário com o seu nome e reeditando da sua obra literária”.

Manuel Joaquim de Boaventura nasceu a 15 de Agosto de 1885, na freguesia de Vila Chã, Esposende, e faleceu em Esposende a 25 de Abril de 1973, vítima de um acidente de viação.

 Em 1906 e por casamento com D. Ana da Conceição de Azevedo fixou residência no lugar de Susão, na freguesia de Palmeira de Faro, também no concelho esposendense, onde escreveu toda a sua obra literária, composta por dezenas de títulos e uma notável colaboração jornalística nas principais revistas e jornais nacionais.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.