REGIÃO

REGIÃO -

Câmara de Esposende inaugura ‘nova’ alameda do Bom Jesus de Fão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Câmara Municipal de Esposende procedeu, este sábado, à inauguração das obras de requalificação da Alameda do Bom Jesus, em Fão, cujo investimento rondou os 610 mil euros. A eliminação de barreiras arquitectónicas foi uma das prioridades da intervenção.

Uma semana após a inauguração da obra de requalificação do Campo de S. Miguel, em Marinhas, Benjamim Pereira assinalou a conclusão de mais uma obra executada ao abrigo dos Planos de Acção de Regeneração Urbana (PARU), que teve comparticipação a 85% do FEDER, no âmbito do programa Norte 2020.

A intervenção contemplou a renovação do piso, instalação de novo mobiliário urbano e de iluminação pública e a requalificação do coreto. Foram retirados os gradeamentos existentes, proporcionando uma ligação do jardim à rua Campos Morais, com acesso para pessoas com mobilidade reduzida para a rua Dr. Henrique Barros Lima, e, na rua da Pousada, também foram eliminadas as barreiras arquitectónicas.

O presidente da Câmara realçou que esta intervenção era uma “aspiração antiga das gentes de Fão”. Assinalando que nas imediações se localizam estruturas de grande importância histórica e arquitectónica, como o Templo do Bom Jesus, além da Pousada da Juventude, Benjamim Pereira assinalou que o espaço ganha “importância acrescida” ao acolher a obra de arte intitulada ‘A Noiva’, do artista Ascânio MMM, um filho da terra radicado no Brasil e cuja obra é reconhecida mundialmente.

O autarca notou que esta alameda acolhe importantes actividades anuais, como a Festa do Bom Jesus de Fão e a Festa do Marisco, assim como a feira semanal, que agora regressa àquele espaço, sendo também um importante ponto de passagem dos peregrinos, a caminho de Santiago de Compostela.

 “Trata-se da dignificação do espaço público, de acolher com dignidade quem nos visita e de proporcionar qualidade de vida aos residentes”, afirmou o autarca.

Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para lembrar um conjunto de investimentos que o município concretizou em Fão e os apoios concedidos às instituições locais, Bombeiros Voluntários e Santa Casa da Misericórdia, assegurando que “Fão tem tido a atenção devida” e que continua a trabalhar com vista à concretização de “processos importantes”, de que é exemplo a futura ponte pedonal sobre o rio Cávado, que fará a ligação ao Parque da Cidade. Deixou também a garantia de que está para breve a conclusão do processo relacionado com o Campo do CF Fão.

Neste que foi a sua primeira inauguração do seu mandato em Fão, o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, manifestou a sua satisfação pela concretização desta ansiada obra, que, vincou, “superou as expectativas”. 

Notou, contudo, que se revela necessária a reabilitação exterior do Templo do Bom Jesus, apelando, por isso, à intervenção do município e à Real Irmandade do Senhor Bom Jesus de Fão.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.