BRAGA - Câmara promove concertos comentados nas freguesias com a Sinfonietta

BRAGA -
Câmara promove concertos comentados nas freguesias com a Sinfonietta

A Câmara de Braga promove nos dias 26, 27 e 28 de Outubro um conjunto de concertos comentados pela Sinfonietta de Braga nas freguesias de S. Victor, Crespos e Pousada, Arentim e Cunha.

A iniciativa denominada ‘Falando de Música’ realiza-se no âmbito do programa ‘Descentra’ que tem como objectivo conferir maior dinamismo cultural às freguesias fora do centro urbano.

O primeiro concerto realiza-se a 26 de Outubro, às 21h30, na Igreja de S. Victor. No dia 27, às 17 horas, a iniciativa decorre na Igreja de Crespos e Pousada e, no dia 28 de Outubro, na Igreja de Arentim e Cunha.

PUBLICIDADE

Com estes concertos, que integram também o programa do ‘Música ao Centro, o público pode conhecer as histórias que estão na raiz de duas obras chave da música para cordas, por uma camerata de músicos profissionais naturais do concelho de Braga.

Os concertos são de entrada gratuita.

PATRIMÓNIO MUSICAL DE VILAÇA E FRADELOS

No dia 27 de Outubro, o município inaugura a exposição sobre o Património Musical das Freguesias de Vilaça e Fradelos. A cerimónia decorre na Junta de Freguesia de Fradelos, às 21h30, e inclui um concerto ‘Opus. Fun’, com Miguel Teixeira (flauta), Renato Duarte (viola dedilhada) e Diana Gil (percussão). A entrada é livre.

O projecto Património Musical do Concelho de Braga teve início em 2016 com a criação de uma rede de exposições e concertos nas freguesias. Trata-se de um projecto que abarca investigação musicológica e etnomusicológica e concretiza-se através de uma parceria,que envolve a autarquia e a Associação Cultural Suonart, coordenado pela professora Elisa Lessa, professora associada na Universidade do Minho.

Conhecer e valorizar, preservar e fruir o património musical do concelho e em particular o património das freguesias fora do centro urbano, valorizar o potencial cultural e humano de cada uma das freguesias e promover a educação cultural, estética e humanística das populações são os objectivos deste projecto.