REGIÃO

REGIÃO -

Campanha de Sensibilização Nacional para a Covid-19 arranca nas Escolas de Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

“Todos os Dias Contam” é uma iniciativa do Município de Esposende que desafia a comunidade escolar a «produzir conteúdos para evitar a propagação da Covid-19 entre os alunos». Sob a forma de Manifesto para os seus pares, os alunos do 3.º Ciclo e Secundário do Concelho irão preparar uma campanha de sensibilização de âmbito nacional.

Em comunicado, pode ler-se que «a pandemia trouxe consigo novas regras à rotina de toda a população, mas, com o regresso à escola, os comportamentos de risco dos alunos mais velhos têm sido notícia um pouco por todo o país. Uma das estratégias mais comuns para aumentar o impacto de projectos de Promoção da Saúde junto de uma população-alvo, é envolvendo-a na concepção das mensagens a serem disseminadas. Por isso mesmo, o Município de Esposende, em conjunto com a comunidade escolar do Concelho, concebeu um projecto para desafiar estudantes do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário a participarem ativamente numa campanha de sensibilização de âmbito nacional».

PROJECTO “TODOS OS DIAS CONTAM”

PUBLICIDADE

O projecto “Todos os Dias Contam” surge a partir de um filme de animação e ainda em fase de produção, que será utilizado para alertar a população adolescente e jovem adulta para os perigos de comportamentos de risco em relação à Covid-19. Ao mesmo tempo, pretende «envolver a comunidade no processo co-criativo de desenvolvimento de uma campanha de sensibilização».

A campanha, que incentiva uma participação activa na comunidade, vai acontecer em diferentes fases. Num primeiro momento, a Protecção Civil visitou as escolas do Concelho com o objectivo de «encorajar os estudantes a serem Agentes de Saúde Pública, percebendo o impacto social subjacente à promoção de comportamentos preventivos adequados à situação de pandemia».

Uma segunda fase, «prevê a criação de um Laboratório de Ideias, através do qual se identificam os locais do concelho onde existe um maior incumprimento das regras, avançando soluções criativas sugeridas pelos próprios estudantes».

A disseminação do projeto ficará a cargo dos alunos do Concelho e o objetivo é «mostrar que as regras têm de ser cumpridas diariamente, estendendo o movimento #TodosOsDiasContam aos jovens de todo o país».

Esta iniciativa insere-se no plano estratégico de prevenção da Covid-19 do Município de Esposende.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS