BRAGA –  Carlos Oliveira deixa InvestBraga. Ricardo Rio assume a presidência

BRAGA –
Carlos Oliveira deixa InvestBraga. Ricardo Rio assume a presidência

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, a Agência para a Dinamização Económica da autarquia, decidiu cessar funções após cinco anos no cargo de presidente do conselho de administração, comunicou esta quarta-feira o próprio em comunicado. Carlos Oliveira vai dedicar-se a projectos pessoais e profissionais.

O presidente da Câmara, Ricardo Rio, assume a presidência não executiva do Conselho de Administração da InvestBraga. Carlos Silva continua a assumir as funções de administrador executivo.

PUBLICIDADE

O nome indicado para o cargo de administradora não executiva, até agora ocupado por Emília Vieira, será aprovado em reunião de Executivo Municipal e divulgado publicamente à posteriori.

MISSÃO CUMPRIDA

A decisão de cessar funções foi comunicada ao presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, a 12 de Setembro, um dia depois da inauguração do Forum Braga.

“A inauguração oficial do Forum Braga encerra um ciclo para a InvestBraga. Um ciclo que colocou Braga no radar do investimento, do empreendedorismo e inovação e também dos grandes eventos. Com o sentimento de missão cumprida, entendo que é tempo de cessar as minhas funções enquanto presidente do conselho de administração da InvestBraga”, refere Carlos Oliveira no comunicado remetido à agência Lusa.

A captação de investimento nacional e internacional, o empreendedorismo e a ‘Startup’ Braga enquanto ‘hub’ de inovação, bem como a promoção de eventos, seminários, feiras e exposições são os vectores descritos na nota que culmina com a convicção de Carlos Oliveira de que a “missão está cumprida”.

“A missão que me foi confiada pelo presidente da Câmara Municipal de Braga está cumprida. A InvestBraga vai agora prosseguir para um novo ciclo. Cabe-me, agora, passar um testemunho que é sólido e que é um excelente ponto de partida para que Braga se continue a assumir como um dos motores da economia e cultura nacionais e a consolidar o caminho percorrido até aqui”, aponta Carlos Oliveira.

BALANÇO

A InvestBraga, refere Carlos Oliveira em jeito de balanço, criada em 2014, “acompanhou mais de 622 milhões de euros de investimento” e “ajudou a criar um ambiente que permitiu tornar Braga no terceiro concelho mais exportador do país”, além dos contributos “para o aumento do emprego muito acima da meta estabelecida de 500 postos de trabalho anuais, tendo o desemprego caído 50%, entre 2013 e 2017”.

“O Produto Interno Bruto [PIB] do concelho cresceu 1% acima da média da Península Ibérica”, refere na nota que enumera alguns dos 447 projectos de investimento e conta que a agência recebeu, nestes quatro anos, 70 visitas de embaixadores.

Já no campo do empreendedorismo, a ‘Startup’ Braga, indica a nota, “deu apoio a mais de 270 empreendedores e a 115 ‘startups’, que captaram mais de 27 milhões de euros de financiamento”, sendo que “a última edição do programa de aceleração recebeu candidaturas de 14 nacionalidades diferentes”.

Por fim sobre o Forum Braga, que resulta da requalificação do antigo Parque de Exposições de Braga, é lembrado que este equipamento possui a segunda maior sala de espectáculos do país e o maior auditório da região Norte.

“Nos primeiros quatro meses de actividade recebeu mais de 40 eventos e mais de 100 mil visitantes, e tem já uma agenda preenchida para o que resta de 2018 e ainda para 2019”, termina a nota.