REGIÃO

REGIÃO -

Cartaz da Romaria d’Agonia retrata memórias, entre o presente e futuro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O contraste entre preto, branco e outras cores retrata no cartaz da edição 2021 da Romaria d’ Agonia “as memórias, o presente e o futuro” das festas de Viana do Castelo, afirmou esta sexta-feira o autor Ricardo Miguel Ferreira.

“Este cartaz vai ser de transição das festas que vivemos o ano passado, que vamos viver este ano e das que esperamos ver no futuro, depois da pandemia de covid-19, sem esquecer as memórias que nos foram transmitidas pela família e amigos”, referiu o designer gráfico de 49 anos citado pela Lusa.

O cartaz tem fundo branco, “para representar a luz que faltou a todos em 2020, simbolizando ainda as memórias, congeladas no tempo, os vários momentos da festa”.

PUBLICIDADE

Já a cor “simboliza a alegria e encarna a esperança de reencontro com a festa que conhecemos, a serenidade, mas também a confiança no futuro”. ~

“Se calhar ainda não vai ser este ano, mas espero que o meu cartaz faça a ponte com uma romaria em pleno, para o próximo ano”, disse durante a sessão de apresentação pública da criação, numa sessão no Teatro Municipal Sá de Miranda.

MORDAMA ORGULHOSA

Ricardo Miguel Ferreira adiantou que a inspiração surgiu “da vontade de combater a pandemia de covid-19 com as armas” que tem”, apontando a “criatividade”.

Renata Guisantes, de 35 anos, tatuadora e professora de dança, dá corpo à mordoma ao envergar um traje à vianesa da Ribeira Lima, da freguesia de Perre, com quase 80 anos, de duas amigas, e o ouro é cedido pela Ourivesaria Freitas, ícone da filigrana em Viana do Castelo.

“Sinto-me como uma menina que recebeu o melhor de todos os presentes em que o olhar se ilumina de felicidade. É um sonho que toda a menina vianense tem, além de um orgulho profundo por representar Viana do Castelo ao peito, no olhar, no traje e no coração para todo o mundo”, confessou Renata Guisantes igualmente à Lusa.

Ricardo Miguel Ferreira venceu, à segunda tentativa, o concurso público internacional promovido pela VianaFestas, entidade que organiza a romaria d’Agonia que este ano decorre de 19 a 22 de Agosto.

Este ano, o concurso recebeu 46 propostas, mais do dobro de 2020, de 31 autores.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.