CIÊNCIA - Casa do Conhecimento de Vila Verde marca presença na Noite Europeia dos Investigadores em Braga

CIÊNCIA -
Casa do Conhecimento de Vila Verde marca presença na Noite Europeia dos Investigadores em Braga

A Casa do Conhecimento de Vila Verde, em parceria com os Clubes de Ciência Viva nas Escolas do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, estarão presentes na Noite Europeia dos Investigadores 2019, que decorrerá no Altice Forum, em Braga, na próxima sexta-feira, 27 de Setembro, entre as 15h00 e as 24h, com uma iniciativa intitulada “Ciência e Tecnologia – um contributo para a sustentabilidade natural e cultural”.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa que pretende aproximar cidadãos comuns da ciência, procurando desconstruir a mítica ideia de que esta é apenas acessível a cientistas.

“CIÊNCIA NA CIDADE”

PUBLICIDADE

“Ciência na Cidade” é o tema para a edição de 2019, com a dupla função de sensibilizar os cidadãos para a inovação e investigação com vista a combater o impacto das mudanças globais e preservar o património natural e cultural, promovendo uma aproximação entre investigadores e comunidades urbanas, para que sejam partilhadas preocupações e expectativas em relação à investigação e à ciência em geral.

“PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL”

“Preservação do Património Cultural” é o sub-tema da iniciativa, que ao nível das comunidades urbanas procura promover medidas que ajudem a combater as mudanças globais, podendo constituir a ciência e a investigação uma forma de garantir a qualidade de vida no futuro.

Em Braga, a coordenação das actividades é da responsabilidade da Escola de Ciências da Universidade do Minho, num consórcio com a Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

O projecto tem, ainda, como parceiros associados, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional Machado de Castro e o Observatório Lago de Alqueva.

WORKSHOP DE TECNOLOGIA CRIATIVA E STAND EXPOSITIVO E INTERACTIVO

A iniciativa é composta por dois módulos, um workshop de tecnologia criativa e um stand expositivo e interactivo com 4 actividades de ciência, com o intuito de «consciencializar para a necessidade de preservar o ambiente natural, sensibilizar para o uso de produtos amigos do ambiente e evidenciar o valor dos materiais reutilizáveis, tudo em prol da sustentabilidade do património natural e cultural». O workshop decorrerá das 16h00 às 17h30 e as actividades de ciência estarão em exposição das 15h00 às 24h00.

“Amor eléctrico”, “Pasta de dentes com ciência”, “Creme de mãos com ciência”, “A cidade polui o oceano” e “Susten(h)abilidade” são alguns dos workshops e actividades que vão decorrer.