VILA VERDE

VILA VERDE -

Casa do Conhecimento dinamiza acção de “Impulso Maker” junto de alunos e professores das escolas concelhias

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Tiveram início esta quarta-feira, 26 de Janeiro, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, as actividades “Impulso Maker”, com alunos da turma do 1ª ano do Curso de Design de Comunicação Gráfica da Escola Profissional Amar Terra Verde. Numa acção de três horas ministrada por “makers” especializados, alunos e docentes envolveram-se activamente na aquisição de competências nas áreas de corte em vinil, de Impressão 2D e 3D.

As acções “maker” procuram «sensibilizar crianças e jovens para a “Cultura Maker”, baseada no «conceito DIY(do-it-yourself)/conceito faça você mesmo», que assenta na ideia de que «as pessoas, pela sua própria acção, são capazes de construir, fabricar, reparar e modificar objectos variados quanto ao tipo e função, recorrendo a diferentes tecnologias, num conhecimento partilhado e colaborativo com os outros».

Por sua vez, a Casa do Conhecimento de Vila Verde «tem subjacente em todas as suas iniciativas o conceito de educação não formal, em que as aprendizagens acontecem num ambiente especialmente concebido para ser aprazível. Este dois conceitos, quando combinados, potenciam a aquisição de competências e conhecimentos, valorizando as capacidades e especificidades de cada indivíduo».

PUBLICIDADE

ACÇÕES “IMPULSO MAKER”

As acções “Impulso Maker” destinam-se a crianças, jovens e docentes das escolas concelhias, inserindo-se nos “Espaços de Inovação e Conhecimento”, um projecto da Casa do Conhecimento de Vila Verde em parceria com os Agrupamentos de Escolas e Escolas do concelho, no contexto da Rede de Clubes Casa do Conhecimento.

A Casa do Conhecimento de Vila Verde desenvolve a iniciativa “Impulso Maker”, no âmbito da participação da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho no Projecto EMPRENDE_MAKERS – cofinanciado pelo Programa INTERREG | Espanha e Portugal, alargada aos Municípios membros da Rede Casas do Conhecimento.

CASA DO CONHECIMENOT DA UMINHO

A Casa do Conhecimento da Universidade do Minho promove, no âmbito da sua participação no Projecto EMPRENDE_MAKERS – cofinanciado pelo Programa INTERREG | Espanha e Portugal | um conjunto de acções de sensibilização e formação em tecnologias “Maker”, para crianças e jovens de Municípios membros da Rede Casas do Conhecimento.

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, a Casa do Conhecimento Vila Verde dinamiza a acção “Academia Maker Profissional”, destinada aos alunos do 1º ano do curso de Design de Comunicação Gráfica da Escola Profissional Amar Terra Verde e a acção “Academia Makers Kids”, para alunos dos 5º, 6º e 7º anos dos Agrupamentos de Escolas e Escola Secundária de Vila Verde.

Estas acções visam «sensibilizar os jovens para a “Cultura Maker”, fomentar o empreendedorismo e a inovação social, bem como desenvolver competências básicas na utilização destas Tecnologias».

Para mais informação sobre o projecto “EMPREENDE MAKERS” em: www.emprendemakers.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.