VILA VERDE - Casa do Conhecimento promoveu Workshop “Origamis Interativos”

VILA VERDE -
Casa do Conhecimento promoveu Workshop “Origamis Interativos”

Esta quarta-feira, 14 de Novembro, a Casa do Conhecimento de Vila Verde acolheu o Workshop “Origamis Interativos”, uma iniciativa no âmbito do LabCEI, assente num «conceito de aprendizagem não formal que permite proporcionar aprendizagens de um modo menos convencional, num ambiente descontraído, em que o “fazer” e o “experimentar” têm uma importância acrescida».

O workshop contou com a participação de alunos do 9º ano e professores da EB2,3 de Vila Verde, e teve como objectivo «assinalar o Dia Mundial do Origami», comemorado a 11 de Novembro.

Durante o workshop foi proposto aos participantes fazer um origami com base na arte secular japonesa, adicionando-lhe «uma certa interactividade», sendo que para além da técnica e materiais simples associados a esta prática foi adicionada uma componente diferenciadora, a electrónica, passível de transmitir conceitos básicos como a corrente, o circuito eléctrico, led’s, bateria/pilha.

PUBLICIDADE

O workshop foi composto por dois momentos, um mais expositivo, para apropriação dos conceitos, e o outro mais prático, de construção do origami e aplicação da electrónica, de modo a torná-lo mais interactivo.

No final da sessão cada aluno pode levar o seu origami interactivo, uma rã que ao saltar acendia os olhos.

ORIGAMI

O Origami é considerado um «excelente» instrumento de aprendizagem, que permite «o desenvolvimento de múltiplas capacidades no domínio da matemática, da geometria, da motricidade fina, da concentração e da criatividade, para além de proporcionar um excelente momento lúdico».