A Casa dos Coimbras, em Braga, vai inaugurar uma nova exposição, no próximo sábado, 14 de setembro, às 17h00. “No início eram as cores” junta as artistas Catarina Centeno e Teresa Antunes com trabalhos de pintura e pirogravura pintada, respetivamente.
“A Casa dos Coimbras é um local onde me sinto bem, que tem boas energias. O facto de me juntar à Catarina, uma pessoa de quem eu gosto muito, sensibilizou-me bastante”, diz Teresa Antunes, sobre o convite do curador artístico Santiago Belacqua, também ele responsável pela sua mais recente paixão pela arte sacra, estilo que vai mostrar em Braga.
“As obras dele fizeram olhar para a arte sacra de outra maneira. As cores inspiraram-me. Foi também o Santiago que me despertou para certas coisas que eu nem pensava fazer, como são as exposições, que comecei há cerca de seis anos”, recorda Teresa Antunes, que desde jovem apostou em cursos na área artística, como pirogravura ou estanho, mas a carreira acabou por passar pela direção pedagógica de um colégio e a psicologia. “Fui fazendo trabalhos, essencialmente, para oferecer”, revela a artista de Lisboa.
É, também, a arte sacra a principal temática que Catarina Centeno vai levar à Casa dos Coimbras. A artista natural da Chamusca, Santarém, vai juntar ainda trabalhos ligados a elementos tradicionais portugueses, outra área que gosta de explorar através da pintura.
“Foi extraordinário receber este convite. Expor na Casa dos Coimbras é um grande desafio”, afirma Catarina Centeno, que divide o seu tempo entre as artes plásticas e a educação de infância.
O curador artístico salienta que “ambas as artistas já mereceram um destacado aplauso, em Portugal e no estrangeiro”. “A Catarina foi recentemente premiada em Itália no primeiro concurso de arte sacra naquele país. Já a Teresa mereceu considerações, também, em Itália em publicações de livros de arte. Ambas participaram na Bienal de Lisboa – Arte Sacra 2023, vindo daí algumas obras para a Casa dos Coimbras”, revela Santiago Belacqua.
A exposição está aberta todos os dias, no horário de funcionamento da Casa dos Coimbras, das 09h30 às 23h00. A mostra ficará patente até 11 de outubro.