JUSTIÇA

JUSTIÇA -

Casal de Braga inventou quatro filhos para receber abonos da Segurança Social

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um casal de Braga vai ser julgado, na segunda-feira, no Tribunal Judicial de Braga, por ter inventado o nascimento de quatro bebés para receber 37.658 euros de abonos da Segurança Social.

Os dois, ambos com cerca de 45 anos, montaram – diz a acusação do Ministério Público – “um esquema fraudulento para enganar a Segurança Social de Braga, nela inscrevendo filhos que nunca existiram”.

Para tal forjaram as assinaturas de uma filha e do marido dela, usando também, indevidamente, as suas passwords de acesso aos serviços do organismo.

Assim, em 2011 foram à Segurança Social inscrever uma menina, de nome Sara, que seria irmã gémea de uma bebé realmente existente. Para tal, forjaram a Certidão de Nascimento, copiando-a a partir de uma verdadeira.

CERTIDÃO FALSA

Entregaram, ainda, uma certidão médica falsa, atestando a gravidez de gémeos, tendo por isso recebido Abono de Família, do 1.º escalão, de 281,52 euros por mês.

Usufruíram de subsídio pré-natal, de 1341 euros, tendo o homem obtido, também, o Subsídio Parental Inicial Exclusivo do Pai, de 1677 euros.

Em 2012, o casal recorreu ao mesmo «esquema», só que, desta vez, inscrevendo trigémeos, o que fizeram, recorrendo, de igual modo, a documentos falsos. Estiveram a «facturar» até 2019, ano em que os crimes foram descobertos e investigados pela PJ/Braga.

O colectivo de juízes vai, agora, julgá-los por quatro crimes de burla tributária e dois de falsidade informática.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.