EDUCAÇÃO (Região)

EDUCAÇÃO (Região) -

CDU confirmou em Braga e Guimarães que creche para todos «é uma manobra administrativa que não resolve os problemas de fundo»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Em ações realizadas em Braga e em Guimarães, com a participação do deputado Manuel Loff, a CD voltou a reiterar a defesa da criação de uma Rede Pública de creches com garantia de vaga a partir do final da licença de maternidade e paternidade e de gratuitidade de acesso para todas as crianças até aos 3 anos.

«É um passo fundamental que importa dar», advoga a estrutura, lembrando que, apesar do «avanço importante» na legislação, sublinha que «existe uma escassez na oferta e que as famílias não conseguem encontrar soluções de creches que sirvam as suas necessidades, com situações de longas listas de espera e de grande incerteza».

Nesse sentido, a CDU, com a participação do Deputado do PCP na Assembleia da República Manuel Loff, promoveu um programa com passagem por Braga e Guimarães, com vista a um melhor conhecimento da situação e à afirmação da exigência de criação de uma rede pública de creches.Em Braga, a delegação da CDU que integrou também Bárbara Barros, vereadora da Câmara de Braga, visitou a Instituição “A Bogalha”. De acordo com o que foi relatado, nesta instituição, no ano lectivo passado, para 78 vagas na creche, houve mais de 200 candidaturas.

«Os responsáveis da instituição expressaram também críticas às verbas transferidas pelo Governo para apoio a esta valência, consideradas insuficientes. A nova portaria, que alarga administrativamente os critérios de admissão nas creches em IPSS, motivou críticas», avança a CDU.Em Guimarães, Manuel Loff e Mariana Silva, membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes, estiveram numa sessão pública na qual participaram pais e profissionais.

A dirigente do PEV classificou a mais recente portaria do Governo sobre esta matéria como «uma manobra administrativa que não resolve os problemas de fundo».

Estas iniciativas da CDU tiveram lugar depois da aprovação de uma moção da CDU reclamando a criação de uma rede pública de creches nas assembleias municipais de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Fafe e na Câmara Municipal de Braga.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.