SAÚDE

SAÚDE -

Centro Clínico Académico mantém actividade com 160 estudos clínicos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Centro Clínico Académico (2CA), uma parceria entre o Hospital de Braga e a Universidade do Minho através da Escola de Medicina e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, no período de Março a Maio de 2020, e apesar da situação epidemiológica do surto da COVID-19, manteve a decorrer 160 estudos clínicos.

Durante o período da pandemia, e apesar de toda a reestruturação interna que se impunha, o 2CA, sediado no Hospital de Braga, continuou a desenvolver os seus projetos de investigação em diferentes áreas. Dos 160 estudos em curso, 77 são ensaios clínicos e os restantes 83 são compostos por estudos observacionais e estudos clínicos de dispositivos médicos.

Ainda durante este mesmo período, das 127 consultas previstas associadas aos ensaios clínicos, 125 foram realizadas nas mais variadas áreas terapêuticas: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, medicina interna, neurologia, oncologia, oftalmologia, pediatria e urologia.

PUBLICIDADE

De realçar que, 87 destas consultas foram presenciais, 37 via contacto telefónico e 3 ao domicílio através do parceiro Centro de Medicina Digital P5.

«PROCEDIMENTOS REAJUSTADOS»

Assim, e apesar do contexto atual e seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saude, I.P., os projetos de investigação não foram suspensos, tendo os procedimentos sido reajustados de forma a manter a segurança dos participantes. A continuidade dos mesmos vieram reforçar a confiança que os doentes têm na equipa clínica que os acompanha.

As áreas de neurologia,  oncologia e gastroenterologia são as que se encontram com mais estudos de investigação a decorrer, sendo que o 2CA conta com uma equipa dedicada de 15 profissionais, composta por enfermeiros, coordenadores de estudos, farmacêuticos, técnicos de imagiologia, psicólogos, em que todos os ensaios clínicos têm sempre o acompanhamento de um médico especialista do Hospital de Braga.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.