REGIÃO

REGIÃO -

Centro Cultural Vila Flor em Guimarães recebe a nova encenação de Sara Barros Leitão   

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro – sexta-feira e sábado – o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, vai receber a mais recente criação de Sara Barros Leitão: o recém-estreado “Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa”.

O espectáculo vai estar em exibição às 19h30, sendo que a criação, o texto e a interpretação são originais da artista portuguesa, numa co-produção que envolve 10 teatros espalhados por todo o país.

PUBLICIDADE

Este novo projecto de Sara Barros Leitão retrata o trabalho doméstico e resulta de uma colaboração entre várias instituições culturais portuguesas. Esta peça traz a actriz e encenadora natural do Porto a apresentar-se em Guimarães, sendo que ambas as sessões já se encontram esgotadas.

O “Monólogo de uma Mulher Chamada Maria com a sua Patroa” retrata a história das «mulheres que limpam o mundo, que cuidam do mundo, que produzem, educam e preparam a força de trabalho», sendo que vai procurar mostrar aos espectadores «o poder de organização, reivindicação e mudança das mulheres».

A artista faz assim um caminho sobre um tema no qual tem vindo a dedicar a sua atenção há vários anos e a sua reflexão sobre as empregadas domésticas e mulheres de limpeza leva a criadora a afirmar que esta profissão «é uma das últimas formas de exploração e, em muitos casos, escravatura».

Este espectáculo marca a inauguração de Sara Barros Leitão com a estrutura artística “Cassandra”, que a própria fundou em 2020 e as duas apresentações da peça estão integradas na programação da cooperativa cultural “A Oficina”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.