VILA VERDE -

VILA VERDE - -

Centro Escolar com nova sala Snoezelen para apoiar crianças com deficiência

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Centro Escolar de Vila Verde inaugurou esta tarde a nova sala Snoezelen, um espaço de estimulação sensorial da Unidade de Multideficiência do Agrupamento.

A cerimónia de inauguração ficou marcada por uma actuação musical dos alunos do 4º ano do Centro Escolar, seguindo-se uma visita ao novo espaço. A estimulação dos vários sentidos, em grupo ou individualmente, é um dos aspectos para a compreensão do funcionamento desta sala, em que cada criança terá, adequado ás suas necessidades, os cuidados e condições necessários para se desenvolver.

Os elementos da Associação de Pais, representantes das entidades e ainda professores e colaboradores do Centro Escolar foram então encaminhados para um espaço polivalente, onde foram presenteados por novo momento musical, desta feita com um poema de Eugénio de Andrade.

PUBLICIDADE

Ana Almeida, Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, deixou um agradecimento especial a «todas as entidades e parceiros pela grande responsabilidade social que demonstraram».

Da palavra usou também o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, que destacou o «trabalho incansável da Associação de Pais, que sempre se mobilizou em busca de parceiros locais».

«É esta conciliação que tem de existir. Todos fazemos a Escola. Os pais foram e são fundamentais no desenvolvimento e promoção do bem-estar nas escolas e no seu caminho para o sucesso», acrescentou o autarca.

Já o Director do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Alberto Rodrigues, esclareceu que a sala passará a ser utilizada a partir do momento em que «docentes e funcionários concluam a formação necessária para poder compreender os métodos e as características do espaço. A partir daí estarão aptos a prestar os cuidados necessários para responder às necessidades».

No final houve ainda tempo para um pequeno lanche convívio organizado pelo Centro Escolar.

PROJECTO

Este projecto foi desenvolvido pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, através do trabalho voluntário e de diversos donativos. O investimento total rondou os 20 mil euros e teve como principais patrocinadores o Pingo Doce e a Delta Cafés. Nota ainda para o apoio da DVM e de várias juntas locais que se associaram a esta causa, como a Junta de Freguesia de Vila Verde, da Loureira e a própria Câmara Municipal.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS