BRAGA

BRAGA -

Centro Qualifica do Município de Braga certifica primeiros Técnicos de Acção Educativa

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Centro Qualifica do Município de Braga certificou o primeiro grupo de técnicos com as competências na saída profissional de Técnicos de Acção Educativa. Nesta primeira edição, desenvolvida no polo do Centro Qualifica da Escola Secundária Sá de Miranda, participaram de cerca de 60 candidatos, provenientes dos diversos Agrupamentos de Escolas do concelho.

Este processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) profissionais tem como objectivo certificar as competências que os candidatos foram desenvolvendo na referida área ao longo da sua carreira.

Para a vereadora da Educação da Educação, os programas de educação e formação de adultos garantem a efectividade de um direito cultural e social fundamental como o acesso ao ensino e/ou formação igual para todos. 

PUBLICIDADE

“O Centro Qualifica tem desenvolvido um trabalho de excelência na promoção da aprendizagem ao longo da vida valorizando, através dos vários programas de acção, as dimensões pessoal e profissional dos candidatos. Tem desempenhado também um papel preponderante na promoção de políticas de valorização da educação/formação ao longo da vida, impulsionando maior cooperação entre as empresas e a entidade formadora”, referiu Carla Sepúlveda.

Durante este processo, os candidatos demonstraram as suas competências como Técnico(a) de Acção Educativa através da utilização de diversas de metodologias de trabalho (exercícios práticos e entrevistas técnicas), apoiados pela construção de um portefólio reflexivo de aprendizagens. Tiveram, ainda, oportunidade de frequentar 50h de formação, em áreas de relevado interesse para a sua prática diária nas Escolas.

“Com este trabalho e a sua continuidade acentuada, pretendemos aumentar o número de cursos certificados e, por sua vez, o número de formandos. Queremos que o nível formativo aumente no concelho, um objectivo assumido e para o qual estamos a trabalhar”, concluiu a vereadora.

Já foram realizadas as primeiras sessões de Júri de Certificação, a última etapa dos processos de RVCC. No primeiro dia foram oito os candidatos que apresentaram o trabalho desenvolvido nos últimos meses, perante uma equipa de Júri constituída por um formador externo ao processo; o formador que acompanhou as candidatas; o técnico de orientação, reconhecimento e validação de competências; um representante de uma entidade empregadora do sector e um representante de uma associação sindical. Cada prova teve a duração de cerca de uma hora, entre a apresentação e a colocação de questões às candidatas.

Terminado este processo, as candidatas receberam um Certificado de Qualificações Profissionais e o respectivo Diploma, na saída de Técnico(a) de Acção Educativa, nível IV, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.