REGIÃO

REGIÃO -

Centro Social do Vale do Homem constrói residências de autonomização e inclusão

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Centro Social Vale do Homem (CSVH), sediado em Vila Verde, assinou o contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de residências de autonomização e inclusão.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) diz que o financiamento associado ao projecto foi de 958.500 euros.

“Tem como principal objectivo dar uma maior resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade, mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projeto de vida mais inclusivo e autónomo”, explica a IPSS.

A assinatura do contrato decorreu na sede da Segurança Social, em Lisboa, na presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

“Nesta cerimónia de assinatura foi ainda anunciado a majoração de 20% do PRR mais a isenção do procedimento de candidatura ao Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP)”, lê-se no comunicado.

Para o presidente do Centro Social Vale do Homem (CSVH) “este é um passo muito importante” para que a IPSS trabalhe “no sentido de uma maior inclusão na Sociedade”.

“Este projecto do CSVH assenta na construção de residências com capacidade para 27 lugares e com uma identidade de ‘cohousing’, um modelo sustentável de habitações colaborativas”, segundo Jorge Pereira, citado no comunicado.

O presidente do CSVH sublinha que o foco da instituição “foi sempre desenvolver intervenções a diferentes níveis, alinhadas com a estratégia nacional governativa para a inclusão, nomeadamente o envelhecimento ativo e a inclusão das pessoas com deficiência ou incapacidades”.

“No âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e de respostas sociais do PRR, e a nível nacional, foram apresentados 24 projectos, para criação de 188 lugares, num investimento total de mais de oito milhões”, indica o CSVH.

O Centro Social do Vale do Homem está sediado na freguesia de Lanhas, em Vila Verde, mas estende a sua catividade aos concelhos vizinhos de Amares e de Terras de Bouro e, mais recentemente, à cidade de Braga, onde, em Janeiro inaugurou o Felizmente Lar, na freguesia de Gualtar.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.