VILA VERDE

VILA VERDE -

Centro Social Vale do Homem dedica 8ª tertúlia à idade da infância

Inserido nas Comemorações dos 20 anos do Centro Social Vale do Homem (CSVH), as instalações do IPCA, em Braga, foram palco da 8ª Tertúlia “(Des)Envolver a Criança na Infância”. O encontro teve lugar esta quinta-feira, com objetivo de refletir as questões essenciais da idade da infância como os desafios para uma Educação Conciliadora e a educação em Creche: Liberdade para Crescer.

«O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças tem um impacto direto no seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se vão tornar, por isso ser tão importante entender a necessidade de investir nas crianças para maximizar seu futuro e bem-estar», aponta, em comunicado, o CSVH.

Esta tertúlia pretendeu «abordar e refletir sobre os caminhos e desafios que a sociedade enfrenta ao educar as novas gerações, procurando equilibrar liberdade e estrutura no processo educativo desde a infância, com a participação de especialistas e profissionais da área», completa.

A sessão de abertura contou com a presença de Jorge Pereira, Presidente do CSVH; João Ferreira, Diretor do Centro Distrital Segurança Social e, em representação de Carla Sepúlveda, Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, esteve presente João Medeiros.

Para Jorge Pereira, «esta Tertúlia reforça a importância do nosso mais recente projeto na área social – a creche Clube dos Pequenos – uma creche mais feliz que pretende responder às necessidades das famílias da nossa região», disse.

«Este é um momento de partilha e reflexão muito importante porque, de facto, a idade da infância é uma fase fundamental no desenvolvimento humano, marcada por intensas transformações físicas, cognitivas, emocionais e sociais e, todos aqueles que trabalham diretamente com crianças, devem querer sempre saber mais sobre o tema», acrescenta.

Reforçou, ainda, que «é preciso olhar-se para as Instituições que cuidam de crianças com modelos mais inovadores de funcionamento, projetando o futuro, mas nunca esquecendo de que as crianças têm, acima de tudo, de serem felizes e que isso depende em muito dos profissionais que diariamente cuidam delas. É preciso profissionais cada vez mais especializados, que atentem no cuidar, na proximidade e liberdade».

O primeiro painel abordou “Os desafios para uma educação conciliadora” contando com a moderação de Ana Névoa, Diretora Técnica do “Clube dos Pequenos” e com a participação da médica pediatra, Cecília Pereira; da professora da Universidade do Minho, Daniela Silva; da Diretora Técnica pedagógica da creche CSP de Pousos, em Leiria, Sandra Belo e do Diretor Executivo do Centro Paroquial e Social de Lanheses, Vasco Araújo.

O segundo painel teve como tema a “Educação em creche: Liberdade para crescer” e teve intervenções de Sérgio Velho, nutricionista e Alexandra Neves, Coordenadora do Projeto Academia dos Sonhos de Leiria.

A sessão de encerramento ficou a cargo de Andreia Costa, Diretora de Serviços do Clube dos Pequenos, que apresentou as conclusões da manhã de trabalhos, bem como com a intervenção do Padre José Antunes, Presidente da UDIPSS de Braga.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE