BRAGA (Hospital)

BRAGA (Hospital) -

Cerca de uma centena de participantes na formação em Suporte Básico de Vida

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Cerca de uma centena de utentes e familiares participaram, esta manhã, na formação em Suporte Básico de Vida (SBV) promovida no Hospital de Braga para assinalar o dia Europeu da Insuficiência Cardíaca e o início da integração da unidade de saúde bracarense no programa de Reabilitação Cardíaca. 

«O “mass training” em Suporte Básico de Vida (SBV) possibilitou a aquisição de conhecimentos sobre a atuação em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR) e destinou-se a utentes, e seus familiares, do programa de Reabilitação Cardíaca do Hospital de Braga», anuncia aquela unidade hospitalar, em nota enviada à nossa redação.

Refere que o programa foi concretizado em conjunto com o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação «e permitiu ampliar o número de utentes envolvidos e oferecer o programa a doentes com patologia cardíaca mais avançada, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, redução de hospitalizações e de mortalidade». 

Na ótica de Jorge Marques, Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, «o Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada», realçando que «o SBV aumenta a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca».

Nesse sentido, prossegue, «é importante dotar a população de conhecimentos básicos que permitam atuar no caso de uma ocorrência». 

A iniciativa ( “mass training”), promovido pelo Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, contemplou uma componente teórica e a realização de exercícios práticos de manobras em manequins, tendo os participantes adquirido competências quanto ao reconhecimento de uma paragem cardiorrespiratória, alerta dos serviços de emergência e iniciação de manobras de suporte básico de vida. 

A formação integrou também o programa do “Mês do Hospital” que assinala o 12.º aniversário do Hospital de Braga. Nesse âmbito, para a próxima semana está agendada a atuação do “Conservatório Bomfim” (8 de maio, 11h00, Ágora) e do “Tin.Bra – Teatro para todos” (8 de maio, às 14h30, Consulta Externa).

O corte do bolo de Aniversário será no dia 9, pelas 12h30, estando ainda prevista a atuação da Associação de Idosos do Centro Histórico de Braga (dia 11, 11h00, no Hospital de Dia Psiquiátrico). 

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.