PAÍS

PAÍS -

Certificado digital substitui testes em eventos familiares e culturais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O certificado digital Covid, que começou esta quarta-feira a ser emitido em Portugal e estará em vigor em todos os países da UE a partir de 1 de Julho, não vai servir só para viajar. Também vai permitir a participação em casamentos, baptizados e outros eventos, explicou António Costa.

O primeiro-ministro esclareceu que o certificado pode substituir a realização de testes à covid-19 na participação em eventos como “casamentos e outros eventos do género”.

Os certificados são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou enviados por email ao titular. O documento vai atestar se os cidadãos estão vacinados, têm teste à covid-19 negativo e/ou se estiveram infectados.

PUBLICIDADE

Estão previstos três tipos de certificado, de acordo com norma da DGS:

• Certificado de vacinação – Emitido após a administração de cada dose de vacinas contra a covid aprovadas na União Europeia, referindo se a pessoa apresenta, ou não, o esquema vacinal completo.
• Certificado de teste – Emitido após notificação no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) de resultado negativo em testes moleculares (PCR) durante 72 horas desde a data e hora de colheita.
• Certificado de recuperação – Emitido entre os 11 e 180 dias após realização de teste laboratorial que confirmou o diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2, a pessoas com o estado “curado” na plataforma Trace-COVID-19

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.