METEOROLOGIA

METEOROLOGIA -

Chuva, trovoada e ventos fortes voltam a pôr Vila Verde sob “alerta laranja”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O concelho de Vila Verde vai estar esta quinta-feira novamente sob “alerta laranja”, devido à previsão de chuva, trovoada e ventos fortes. O novo aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vigorará desde as 00h00 até às 23h59 de quinta-feira.

De acordo com as previsões do IPMA, ao longo do dia deverão ocorrer “aguaceiros persistentes, por vezes fortes que podem ser acompanhados de trovoada”.

As condições climatéricas serão agravadas pela previsão de “vento forte, com rajadas até 100 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas”.

Durante o dia de quinta-feira vigorará também o Estado de Alerta Especial (EAE) de Nível Laranja do Dispositivo Integrado de Operações de Socorro (DIOPS).

Tendo em conta a situação meteorológica, o Município de Vila Verde e o Serviço Municipal de Protecção Civil “apelam à população para seguirem as recomendações e medidas de prevenção adequadas”, designadamente:

– garantir adequada fixação de estruturas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

– garantir especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, mantendo atenção à possibilidade de queda de ramos e árvores;

– garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de terras e folhas, ou outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao escoamento das águas;

– adoptar especiais cuidados na condução de veículos, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e a existência de zonas de fraca visibilidade;

– não atravessar zonas inundadas, prevenindo assim o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

PUBLICIDADE

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.