REGIÃO -
Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” este sábado em Caminha

O Consórcio Minho Inovação, liderado pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Cávado e do Ave, promove, este sábado, 7 de Março, a partir das 21h30, em Caminha, no Teatro Valadares, a 2ª Conferência do Ciclo “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, no âmbito do projecto âncora “Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, co-financiado pelo Norte 2020.

Esta segunda conferência, subordinada ao tema “Mulheres do mar: histórias da História no feminino”, pretende «constituir um momento de análise e reconhecimento do papel que as mulheres foram desempenhando ao longo do tempo numa comunidade fortemente marcada pelo mar e pelo rio, não só enquanto elemento de suporte ao trabalho e universos masculinos, mas também, e principalmente, enquanto força autónoma que trabalha, gera, cria e governa», pode ler-se.

A conferência irá contar com a participação de um “reputado” painel de investigadoras, constituído por Sara Pinto, doutorada em História e investigadora do CITCEM da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Inês Amorim, docente e directora do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Aurora Rego, autora do livro “Viagens à Terra Nova, Memórias de um Tempo”.

PUBLICIDADE

A mesa redonda será moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente na Universidade do Minho. Esta iniciativa será complementada também com uma performance de poesia e ainda uma degustação de produtos do mar “Do Mar- Sabores com História”.

CICLO DE CONFERÊNCIAS

Neste Ciclo de Conferências que percorrerá os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar.

A participação nestas sessões é gratuita, sendo de assinalar, no caso de professores, a possibilidade de poderem vir a ser acreditadas como acções de curta duração (3h).

Programa e inscrições em: www.minhoin.com.