BRAGA

BRAGA -

Ciclo de Encontros com o Património de Braga dá a conhecer principais obras da Colecção Bühler-Brockhaus

O Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, volta a ser palco no próximo dia 16, às 18h00, de mais uma ‘Conversa no Museu’, iniciativa inserida no Ciclo de Encontros com o Património que dá a conhecer as principais obras da Colecção Bühler-Brockhaus.

A iniciativa, promovida pela Fundação Bracara Augusta em parceria com o Museu D. Diogo de Sousa e a Direcção Regional de Cultura do Norte, conta com a participação de Rui Morais, da Universidade do Porto, arqueólogo e reconhecido especialista internacional em arqueologia do período clássico.

PUBLICIDADE

Num cenário de reestruturação da actividade da Fundação, que coincide com os seus 25 de actividade e de reorientação para matriz da sua génese fundacional assente nas áreas do património e da cultura, a Fundação procura contribuir para a criação de dinâmicas de reflexão, estudo e investigação, e divulgando a riqueza das colecções e do trabalho desenvolvido em Braga.

Nesta segunda sessão do ‘Ciclo de Encontros com o Património’, é analisado um retrato de Trajano, o primeiro imperador não itálico, nascido na Península Ibérica. Trata-se de um retrato que exalta as qualidades humanas e que conserva a expressão da heroicidade militar.

Percorrendo as obras de arte da Colecção Bühler-Brockhaus, são destacadas outras esculturas em mármore, como um torso com couraça de tipo militar, três estátuas de divindades femininas, que ilustram, respectivamente, a deusa da caça, uma Musa inspiradora das artes, e uma estátua monumental de uma mulher sentada, símbolo da modéstia, da virtude e da castidade.

A sessão termina com a apresentação de duas pequenas esculturas em mármore que ilustram o tema de um rapaz em luta com um ganso e do imperador Cómodo na pele de jovem Hércules, lutando contra duas serpentes.

As inscrições são limitadas ao máximo de 20 pessoas, a confirmar para o e-mail: fba@cm-braga.pt.

A iniciativa é transmitida em livestreaming na página de Facebook da Fundação Bracara Augusta e do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.