BRAGA –  Cidade compartilha experiências de adaptação às alterações climáticas com o município espanhol de Sant Boi

BRAGA –
Cidade compartilha experiências de adaptação às alterações climáticas com o município espanhol de Sant Boi

Braga foi um dos 12 concelhos europeus seleccionados, entre cerca de 60 candidatos, a participar num programa de intercâmbio para adaptação às alterações climáticas. Inscrita no Pacto dos Autarcas contra as Alterações Climáticas, Braga está a compartilhar experiências com o município espanhol de Sant Boi, localizado próximo de Barcelona.

Nesse âmbito, Braga recebeu a visita do vice-presidente de Sant Boi, acompanhado de um técnico especializado nessa área.

PUBLICIDADE

Após uma apresentação sumária das medidas desenvolvidos com vista à adaptação e/ou mitigação das alterações climáticas, foi efectuada uma visita a diversas das intervenções levadas a cabo no concelho de Braga, nomeadamente os sensores de nível e de qualidade da água existentes no rio Este e os sensores de qualidade do ar; a frota de autocarros eléctricos dos TUB; a reflorestação do Monte Picoto e o sistema construído em engenharia natural para evitar a contaminação das linhas de água após os incêndios de Outubro de 2017.

Na Primavera de 2020 está prevista a visita de uma delegação da Câmara de Braga a Sant Boi. Neste período os dois municípios trabalharão em conjunto, compartilhando ideias e experiências enriquecedoras para ambos os territórios.