UMINHO

UMINHO -

CIEC da UMinho e AE de Póvoa de Lanhoso desenvolvem aplicação para ajudar os alunos do 2º e 3º ciclo nas línguas estrangeiras

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL), em parceria com instituições da Alemanha e do Chipre, desenvolveram uma aplicação digital, em contexto de jogo, para os alunos do 2º e 3º ciclo aprenderem a fluência da leitura e de línguas estrangeiras. O projecto dá pelo nome de “GameLet” e conta com um financiamento de 350 mil euros do programa europeu Erasmus+, para o período 2018-21.

De momento, a equipa investigadora procura a melhor maneira de disponibilizar os conteúdos para download em www.gamelet.eu e distribuí-los pelas escolas.

APP

PUBLICIDADE

Na aplicação, os alunos são guiados por uma série de jogos e missões, que os ajudam gradualmente a uma maior fluência e exatidão na leitura, na compreensão aprofundada do texto e no uso das TIC. O CIEC co-construiu e testou a aplicação desde 2018, envolvendo uma turma da AEPL entre o seu 7º e 9º ano de escolaridade.

O objectivo passou por desenvolver e validar os elementos multimédia numa plataforma de aprendizagem e aliar métodos de ensino inovadores nas aulas, como teatro de leitores multilingue e gamificação.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.