DISTINÇÃO

DISTINÇÃO -

Cientista da UMinho entre os 30 melhores da ciência segundo a Forbes

Carlos Guimarães, investigador júnior do Grupo 3B’s, do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3Bs), da Universidade do Minho (UMinho), foi seleccionado para a lista Forbes 30 Under 30 de 2024, na área da Ciência, anunciou a universidade minhota.

A Forbes teve em conta as “contribuições significativas”, no âmbito dos trabalhos do Grupo 3B´s, para a criação de modelos complexos e miniaturizados de tecidos humanos, saudáveis ou doentes.

De acordo com a UMinho, o trabalho desenvolvido pelo investigador permite a “descoberta mais rápida e personalizada de terapias para grandes desafios de saúde, como o cancro, por aproximar a complexidade de tecidos vivos com múltiplos tipos de células e materiais, usando microfluídica para a sua manipulação”.

Trata-se, acrescenta, de “uma tecnologia particularmente notável cujo desenvolvimento foi conduzido pelo Investigador é a das Fibras Ópticas Vivas – estruturas que permitem quantificar eventos biológicos em ambientes 3D complexos de forma muito mais rápida e barata do que as tecnologias existentes”.

O investigador, natural de Guimarães, é doutorado em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais pela Universidade do Minho em colaboração com a Universidade de Stanford (EUA).

As tecnologias são originárias do seu projecto de doutoramento, supervisionado pelo professor Rui L. Reis, encontrando-se patenteadas e em actual desenvolvimento e testes de validação para que possam chegar ao mercado e ajudar clínicos, pacientes e indústrias.

O reconhecimento da Forbes Portugal “destaca os mais brilhantes ‘game changers’ com idade até aos 30 anos que revolucionam os negócios e transformam o mundo de forma ousada e criativa e as listas reconhecem aqueles que tenham impactado nas áreas do desporto, redes sociais, negócios, economia, saúde, ciência, educação, entre outras”.

A Forbes é uma das marcas de media de negócios mais influentes e reconhecidas globalmente, conhecida pela sua cobertura abrangente de negócios, investimentos, tecnologia, empreendedorismo e pelos seus rankings influentes, como o Forbes 400, Forbes Global 2000 e Forbes 30 Under 30.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE