Uma das medidas que a candidatura do CDS-PP refere no seu programa autárquico para Vila Verde é a redefinição da rede e circuitos de recolha de lixo, «por forma a garantir mais eficácia e eficiência».
«Continuamos, infelizmente, a observar por todo concelho autênticas lixeiras a céu aberto. Estamos em pleno mês de Setembro. Qual será a desculpa para o problema? Nos meses de Julho e Agosto é o aumento populacional com a chegada dos nossos emigrantes», refere.
A candidata centrista à Câmara, Cláudia Pereira, considera que este é um assunto recorrente, que «cheira mal» e que constitui um «péssimo cartão-de-visita» do concelho.
«Como é possível que em pleno século XXI ainda haja este tipo de problemas, como falta de planeamento e de organização? Onde o cheiro é nauseabundo, onde proliferam mosquitos e outros bichos. Haja bom senso, quando andamos a apregoar que vamos construir, que somos um concelho asseado e limpo», critica.
No seu programa, o CDS-PP defende ainda a criação de campanhas de sensibilização para as políticas dos 8 R´s: reflectir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar.