VILA VERDE

VILA VERDE -

CLDS-4G Vila Verde inicia actividade esta semana

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A presente semana marca o início da quarta geração do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) em Vila Verde.

Em comunicado, pode ler-se que «esta nova geração do programa reintroduz as Câmaras Municipais no universo de entidades que promovem os CLDS. Tendo a Câmara Municipal de Vila Verde aceitado o convite para a manifestação de interesse no desenvolvimento do projeto no concelho, designou como Entidade Coordenadora Local da Parceria a Casa do Povo de Ribeira do Neiva (CPRN). Assim, numa lógica de continuidade do trabalho desenvolvido ao longo dos 3 anos da geração anterior (CLDS-3G), será competência da CPRN dinamizar e coordenar a execução do Plano de Ação do CLDS-4G Vila Verde».

NOVO CLDS – 4G VILA VERDE

O novo CLDS-4G Vila Verde apresenta um Plano de Ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo e foi «gizado com base em instrumentos de planeamento do Município, na experiência da CPRN e, consequentemente, na experiência da equipa que executou o plano de ação do CLDS anterior, cuja intervenção foi merecedora do reconhecimento de diversos parceiros». 

Sob o mote “continuidade e inovação”, o novo CLDS-4G Vila Verde contempla um conjunto de atividades que visam «favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal do público desempregado. Tem também como objetivo sensibilizar os empresários locais para uma participação ativa no processo de integração profissional dos jovens, aproximando o tecido empresarial das escolas do Concelho», referem, acrescentando que «esta articulação com as escolas será um fator relevante para a aproximação dos jovens aos empresários e empreendedores locais, e por inerência ao mercado de trabalho, bem como para o desenvolvimento de ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos alunos».

SEDE NAS INSTALAÇÕES DA  CPRN

O projeto terá sede nas instalações da CPRN, mas a sua área de intervenção contempla todo o Concelho de Vila Verde, à luz dos princípios de abrangência territorial que orientam os CLDS. 

«Será também um projeto que amiúde fará uso das redes sociais e tecnologias de comunicação para criar pontes entre o programa/equipa e o público, facilitando os processos de interação e proximidade, e adaptando a intervenção à situação pandémica que atualmente vivemos», pode ainda ler-se. 

O Programa CLDS-4G é financiado por fundos estruturais em conformidade com a legislação nacional e europeia aplicável, designadamente pelo Fundo Social Europeu (FSE). 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.