CULTURA

CULTURA -

Close-Up volta a juntar em Março a Cidade Cinema na Casa das Artes de Famalicão

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Em Março, a Casa das Artes volta a oferecer cinema de qualidade no âmbito da sua programação do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão, com propostas para escolas e para o público geral.

Assim, para o público escolar são exibidas as animações ‘Coração de Fogo’ e ‘A Canção do Mar’, e a ascensão e queda escrita nas redes sociais no ‘Arthur Rambo’ de Laurent Cantet.
Regressam também as Histórias do Cinema, concretamente ao moderno Antonioni e ao profano Pasolini, para uma tarde de sábado, no dia 4 de Março, com dois filmes de 1964, com comentários de Elisabete Marques, poeta e investigadora.

Elisabete Marques é poeta e investigadora no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Universidade de Harvard. Enquanto investigadora, está a desenvolver um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sobre as relações entre Literatura e Cinema. É co-editora do livro Estética e Política entre as artes (Edições 70). Faz parte das equipas das revistas ‘Textos e Pretextos’ e ‘Esc:ala’. Foi co-organizadora do seminário Escrita e Imagem, decorrido na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e curadora do ciclo O Cinema e as outras artes, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

Participa regularmente em colóquios internacionais. Tem vários textos publicados sobre cinema, literatura e intermedialidade, bem como livros de poesia. É doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre Maurice Blanchot e Samuel Beckett.

PROGRAMA

4 Março – 15h00 – O Deserto Vermelho de Michelangelo Antonioni

4 Março – 17h30 – O Evangelho SegundoS. Mateus de Pier Paolo Pasolini

8 Março – 10h00 – Coração de Fogo de Laurent Zeitoun, Theodore Anthony Lee Ty (para escolas, 1.º e 2.º ciclo)

8 Março – 14h30 – Arthur Rambo de Laurent Cantet (para escolas, 3.º ciclo e secundário)

14 Março – 10h00 – Teatro Narciso Ferreira – A Canção do Mar de Tomm Moore (para escolas, 1.º e 2.º ciclo)

EXPOSICÃO FELLINI – Il MAESTRO

Continua patente, até final de Março, no Foyer da Casa das Artes a exposição Federico Fellini – Il Maestro, numa parceria com o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek.

O acervo exposto (cartazes, fotografias e desenhos do cineasta italiano) foi parcialmente renovado, justificando agora nova visita.

Federico Fellini, nascido em Rimini, antes de ser realizador foi desenhador, caricaturista, cartoonista: lugares de desenhos de personagens, gestos, expressões, cenários e sonhos.

O desenho perdurou como parte do seu processo criativo e funcionava também como terapia. Um realizador visionário, então, em que muitas vezes os desenhos antecipavam o guião, o guarda roupa, os cenários, a luz ou as características dos interpretes, servindo para familiarizar e aproximar os seus colaboradores da narrativa, da natureza e da identidade do filme.

Os desenhos de Fellini eram uma antecipação fragmentada do filme. Os filmes, uma analogia da sua vida: todos transportam memórias, sonhos, historias e acontecimentos vividos ou sonhados por Fellini.

Toda a programação do Close-UP disponível em www.closeup.pt. A programação da Casa das Artes e do TNF pode ser consultada em aqui e nas redes sociais: Facebook e Instagram.

 

LEGENDA: Imagem de ‘Deserto Vermelho’, de Michelangelo Antonioni

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.