REGIÃO –
Concelhos da CIM Cávado vão ter uma Estação Meteorológica Automática em Outubro

Todos os concelhos da Comunidade Intermunicial (CIM) Cávado vão ter uma Estação Meteorológica Automática a funcionar até meados de Outubro, a primeira das quais já está em funcionamento em Braga.

O projecto da responsabilidade da CIM do Cávado e financiado pelo POSEUR e Fundo de Coesão representa um investimento global de 81 mil euros nas seis estações meteorológicas.

PUBLICIDADE

O anúncio foi feito na apresentação, no âmbito da Semana do Clima, da estação bracarense, um equipamento equipado com cinco sensores que permitem medir a temperatura e humidade relativa, velocidade e direcção do vento, precipitação, pressão atmosférica e radiação solar.

Segundo Ricardo Rio, presidente da CIM Cávado e da Câmara de Braga, com este equipamento é possível “melhorar a identificação das vulnerabilidades do território em função das alterações climáticas, permitindo adoptar medidas e delinear estratégias de adaptação/mitigação que tenham em conta as especificidades de cada município do Cávado”.

O sistema é composto por uma plataforma de gestão de dados e visualização de informação, com os dados recolhidos a serem partilhados com o município e com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estando em aberto a possibilidade de se efectuar protocolos de colaboração com instituições de ensino e investigação.

Considerando o aspecto pedagógico, os equipamentos estão instalados em locais visitáveis pelos alunos, que assim compreendem melhor a forma como os municípios recolhem estas informações.