INICIATIVA

INICIATIVA -

Conferência das Cidades Criativas da UNESCO em Braga abre as portas às ideias de futuro das novas gerações

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO decorre em Braga entre os dias 01 e 05 de julho deste ano.

A reunião, que prevê atrair cerca de 600 delegados de todo o mundo, tem como principal objetivo a criação de um espaço transnacional de discussão, rumo à troca de experiências em torno das ideias, boas práticas e políticas públicas na área da cultura.

Tendo lugar no período em que se celebram os 20 anos da criação da rede, a Conferência pretende fazer um balanço do trabalho desenvolvido, fomentar novas ideias de colaboração entre cidades criativas de diferentes países, ao mesmo tempo que aponta soluções para um futuro habitado por cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.

Para tal, a XVI Conferência de Cidades Criativas da UNESCO terá um foco especial no contributo que as novas gerações podem dar à construção de novas ideias e projetos.

Um foco que se consubstancia no convite a jovens para a participação em momentos de discussão e trabalho de campo, abrindo assim caminho para o encontro de políticas de transição em áreas críticas como a inclusão social ou o ambiente.

Tendo como ponto central o Forum Braga – onde decorrerão os trabalhos das diferentes delegações, assim como os painéis principais de apresentação e discussão, a XVI Conferência de Cidades Criativas vai ainda organizar um encontro especialmente vocacionado para presidentes de Câmara, assim como um alargado programa de atividades culturais aberto à população.

Este último, a ser implementado em diversos espaços do centro de Braga, incluirá propostas nas diferentes áreas criativas abrangidas pela rede: Artesanato e Artes Folclóricas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura, Música e Media Arts; e terá acesso livre.

A par de Braga (Cidade Criativa em Media Arts), a XVI Conferência de Cidades Criativas incluirá ainda ações desenvolvidas em parcerias com as cidades de Amarante (Cidade Criativa em Música), Barcelos (Cidade Criativa em Artesanato e Artes Folclóricas) e Santa Maria da Feira (Cidade Criativa em Gastronomia).

A programação completa do evento, assim como os oradores convidados, será anunciada no próximo mês.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.