OPINIÃO

OPINIÃO -

Consciência Sustentável

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Por Luís Vieira Santos

Mudar alguns hábitos não é uma necessidade, é uma prioridade. Sabemos que os recursos naturais são um bem precioso, mas sabemos também que grande parte destes são finitos. A nossa Pegada Ecológica não é sustentável e mesmo assim teimamos em não mudar de atitude. Não podemos aguardar que os outros façam a mudança por nós. Devemos adotar novos hábitos e fazer melhor a pensar em nós próprios, no planeta e no futuro.

Existem várias formas de definir sustentabilidade. Em 1987, o relatório Bruntland realizado pela Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, define que a sustentabilidade está na utilização dos recursos naturais para satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

PUBLICIDADE

Em 1927 a população mundial era de aproximadamente 2 mil milhões, tendo aumentado o seu número para os 7 mil milhões em 2011/2012 e estima-se que, em 2026, alcançaremos os 8 mil milhões de habitantes. Os dados não enganam e podem ser consultados no relatório “Living Report (2018) do World Wildlife Fund.

Com isto, a pergunta a fazer é simples: -Será que o nosso Planeta consegue manter a sua capacidade regenerativa apesar das atividades humanas? A informação mais recente indica que a Pegada Ecológica da Humanidade ultrapassou a capacidade da Natureza de se recuperar, e que atualmente são necessários 1,7 planetas Terra para satisfazer as nossas necessidades atuais.

Não existem dúvidas que o nosso estilo de vida atual não é sustentável, mas mesmo assim resistimos à mudança. E por quê? Porque somos fiéis às nossas rotinas. Está provado que o Ser Humano é uma criatura de hábitos e alterá-los é uma enorme dor de cabeça. Quem não conhece familiares e amigos que somente para percorrer os 100 metros de sua casa ao café o faz de carro? Que não recicla porque o ecoponto está longe de casa ou considera não ter espaço suficiente em casa para separar os resíduos?  Estes são alguns exemplos que constantemente contribuem para a resistência à mudança.

O Ser Humano é dotado de capacidades maravilhosas. Quando pretendemos alcançar o nosso sonho somos capazes de mover montanhas. Podemos cair algumas vezes pelo caminho, mas quando estamos focados em chegar ao nosso objetivo encontramos forças onde muitas das vezes não sabemos que as temos. Estou seguro de que possuímos todas as capacidades para fazer melhor, para sermos um exemplo para nós e para os outros neste tema da sustentabilidade. Para isso basta acreditar e perceber que está nas nossas mãos o futuro do nosso Planeta.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS