VILA VERDE -

VILA VERDE - -

Exposição “Construir o Amor com Igualdade” para «construir um amanhã sem violência no namoro e igualdade»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A equipa do projecto ART’THEMIS+, da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, e a Escola Secundária de Vila Verde inauguraram, esta sexta-feira, a exposição dos Lenços dos/as Namorados/as – “Construir o Amor com Igualdade”.

A exposição resulta da implementação do Programa de Prevenção Primária da Violência de Género da UMAR, na turma do 3ºH da Escola Secundária de Vila Verde (no ano lectivo de 2018/19) e cujo projecto está a decorrer em parceria com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em escolas dos distritos de Braga, Coimbra, Porto, Lisboa e Madeira.

Durante a inauguração da exposição, o Director da Escola Secundária de Vila Verde, João Graça, destacou o «trabalho de excelência» produzido, «onde através de um ícone identitário da cultura se aborda um assunto tão importante como o namoro».

PUBLICIDADE

Alexandra Rodrigues, uma das técnicas responsáveis pela implementação do projecto no distrito de Braga, explicou os propósitos e processo de criação do projecto artístico, divulgando, ainda, alguns resultados de estudos realizados sobre a temática (violência no namoro e igualdade).

«Foram analisados vários provérbios e ditados populares sobre amor e depois, em conjunto, fizemos uma análise dos mesmos, identificando desigualdades de poder, várias formas de violência legitimadas, entre outras características. E com base nessa análise construir outras frases que não transmitissem essas ideias mas que promovessem um namoro sem violência», revelou.

A coordenadora afirmou ainda que o «tema foi discutido com a turma e é de produção colectiva», realçando o «grande trabalho de equipa» na concepção do projecto.

Também presente na sessão esteve a Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, que enalteceu «a mais-valia do projecto e o trabalho dos alunos».

«Nos dias que correm temos de ser muito mais que alunos academicamente brilhantes. Este é um trabalho fundamental, de sementeira, e que obviamente já começa a germinar. Quem teve a oportunidade de participar sentirá a diferença na sua vida, pois conseguimos aqui perceber várias mensagens-chave do “não à violência”».

A exposição estará em permanência na Escola Secundária de Vila Verde, e mais tarde por vários locais do Concelho e em Braga, ainda por definir.

(Notícia actualizada)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.