A realização do corte do milho, na tarde deste sábado, e dinamização da ‘grande desfolhada’, à noite, marcam mais uma edição da Festa das Colheitas da freguesia de Parada de Gatim, em Vila Verde. O evento decorre este fim de semana (20 e 21 de setembro). A quarta edição da Festa das Colheitas integra, mais uma vez, o programa “Na Rota das Colheitas”, dinamizado pelo município de Vila Verde.
O ponto alto das celebrações acontece este sábado, às 20h30, com a realização de uma grande desfolhada minhota, momento central desta festa popular que recria tradições ancestrais ligadas ao mundo rural.
A noite contará ainda com o Festival de Folclore, que inclui a atuação do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim e das Rusgas de Merelim S. Paio.
Ao longo dos dois dias do evento, o público poderá também visitar uma feira de produtos locais, que contará com a participação ativa da comunidade e permitirá valorizar os sabores e saberes da terra.
A Festa das Colheitas de Parada de Gatim é organizada pelas Lavradeiras de Parada de Gatim, com o apoio da Junta de Freguesia e do município de Vila Verde.
A organização convida a população a “desfrutar de um fim de semana de convívio, marcado pela boa disposição, pelas memórias e pelos costumes do passado que continuam a enraizar a identidade cultural da região”.




