VILA VERDE

VILA VERDE -

Cortejo Etnográfico e Desfile de Oferendas mostrou “tradição, cores e aromas” das Colheitas 

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Escariz S. Martinho está em clima de festa ao longo de todo o fim-de-semana, através da iniciativa “Festa das Colheitas”, um evento que promete «exultar costumes e tradições do mundo rural». A XIX edição do evento, que decorre no Lugar da Igreja, arrancou na tarde deste sábado com o habitual Cortejo Etnográfico e Desfile de Oferendas, com muitos populares a saírem à rua para ver o passar dos muitos carros “carregados” de produtos do campo.

Como já é hábito – apesar dos dois anos de pandemia que obrigaram ao cancelamento das actividades – esta Festa das Colheitas é conhecida como a «rainha da arte da ornamentação dos altares com produtos do campo», algo que é bem visível na Igreja Paroquial, decorada e embelezada a rigor.

Para além das iguarias que prometem apurar o paladar dos mais “gulosos”, o ritmo da  música popular dos tocadores de concertina e cavaquinhos é também um factor convidativo para acorrer a Escariz S. Martinho ao longo do presente fim-de-semana.

PUBLICIDADE

ESTA NOITE 

Este primeiro dia do evento conta ainda com a Grande Desfolhada (às 20.30h, no adro da igreja) – uma recriação de uma prática típica da região. Segue-se a Festa da Concertina e Cantares ao Desafio, que começa às 21h e se prolonga pela noite dentro com muita alegria e diversão.

ESTE DOMINGO

Por sua vez, no domingo, 25 de Setembro, o dia arranca com a Eucaristia em Acção de Graças pelas Colheitas, por volta das 9h e no final terá início a feira agrícola, uma iniciativa que mostra ser uma «oportunidade única de sentir os cheiros e sabores do campo e de os levar consigo para casa».

Às 16h haverá leilão de lotes de lenha, sendo que as celebrações da XIX Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho terminam com as danças e os cantares típicos da região no Festival Folclórico, que terá início pelas 16h30.

Inserida na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, a organização da iniciativa fica a cargo da paróquia e conta com o apoio da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.