BRAGA (São João 2024)

BRAGA (São João 2024) -

Cortejo Sanjoanino, procissão e The Gift com sessão de fogo piromusical marcam encerramento das festas do São João de Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga desperta de uma noite longa. Em dia de São João, os destaques vão para as celebrações litúrgicas (missas evocativas de São João e procissão solene) e para ‘Cortejo Sanjoanino’: Carro das Ervas, Carro do Rei David e Carro dos Pastores’. A noite reserva The Gift e a sessão de fogo piromusical.

A cidade desperta para uma jornada de alegria, animação e orgulho, num momento de celebração das suas raízes e tradições.

Logo pela manhã, o cortejo arranca do Largo de S. João do Souto, junto à capela (1ª atuação) > Rua de S. Marcos > Turismo (2ª atuação) > Rua dos Chãos > Largo dos Penedos (3ª atuação) > Rua do Carmo > Praça Conde de Agrolongo, frente ao Lar (4ª atuação) > Arco da Porta Nova (5ª atuação) > Praça Municipal, junto à Câmara (6ª atuação).

No período da tarde, inicia na Rua D. Frei Caetano Brandão, frente à Sé (7ª atuação) > Rua D. Afonso Henriques > Largo Carlos Amarante (8ª atuação) > Avenida da Liberdade, junto aos Granjinhos (9ª atuação) > Largo de São João da Ponte (10ª atuação).

A Eucaristia Solene do nascimento de São João Batista está marcada para as 11h00, na capela da Ponte.

Às 12h00, realiza-se a Rodopiada de Gigantones e Cabeçudos, na Praça da República.

MISSA, TRASLADAÇÃO DO ANDOR E PROCISSÃO

No período da tarde, a Sé catedral acolhe a Missa Solene em honra de São João Batista.

Pelas 17h00, o andor do santo é trasladado em direção à Sé. À passagem do andor de São João Baptista, o Orfeão de Braga entoará o Hino do São João de Braga e dar-se-á a Aclamação das Flores.

Às 18h00, dez andores e centenas de figurantes incorporam a procissão, com destaque para os Santos do mês de junho (Santo António, São Luís Gonzaga, São Pedro, Sagrado Coração de Jesus, São Paulo e São Paio) e dos Padroeiros da cidade de Braga: São Geraldo, Nossa Senhora da Torre, Nossa Senhora do Sameiro e São João.

Itinerário: Sé Primaz > Rua D. Paio Mendes > Avenida S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Diogo de Sousa > Largo do Paço > Rua do Souto > Largo do Barão de S. Martinho > Rua de S. Marcos > Rua D. Afonso Henriques > Rua D. Frei Caetano Brandão > Rua D. Paio Mendes > Sé Primaz

Às 19h30, acontece a despedida de São João Batista, na Igreja de São João do Souto,

THE GIFT ÀS 22H00

A noite reserva a atuação dos The GIFT, a partir das 22h00, na Avenida Central.

As festas encerram às 23h30, com a grandiosa e espetacular sessão de fogo de artifício, que marca o encerramento das Festas de São João de Braga num espetáculo piromusical, marcando o “Até para o ano” das sanjoaninas bracarenses.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.