PAÍS

PAÍS -

Custos de construção de novas casas aumentaram em mais de 11%

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Construir uma casa nova ficou 11,6% mais caro em Março face ao mesmo mês de 2021, segundo revela o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, divulgado esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Neste relatório é informado que o aumento dos custos associados a uma nova casa se prende essencialmente com a variação ascendente dos preços dos materiais, representando uma subida de 15,3% em Março. 

Materiais como os aços, produtos cerâmicos, gasóleo, vidros, aglomerados e ladrilhos de cortiça e madeiras e derivados de madeira apresentam todos um crescimento acima dos 20%, como consta no relatório do INE, que mostra também que o custo da mão-de-obra verificou um aumento de 6,4%. 

PUBLICIDADE

O Instituto adianta que o preço dos materiais contribuiu com 8,9 pontos percentuais (p.p.) para a formação da taxa de variação homóloga do índice e a componente mão-de-obra contribuiu com 2,7 p.p.

Comparando com Fevereiro de 2021, o custo de construção de casas novas demonstra um crescimento de 3,0 p.p., com os preços dos materiais a chegarem aos 5 p.p.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.