REGIÃO –

REGIÃO – -

D. Jorge Ortiga preside este domingo à Peregrinação à Penha

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, preside este domingo à celebração da solene eucaristia campal da 126.ª Grande Peregrinação à Penha, em Guimarães.

As cerimónias religiosas da Peregrinação têm início, pelas 08h30, com a saída do andor, fanfarras e escuteiros, da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, seguindo em direcção ao largo República do Brasil e efectuando a subida pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, onde a chegada está prevista para as 11 horas, seguida da celebração eucarística durante a qual se procede à bênção da cidade, ao concelho e aos peregrinos.

PUBLICIDADE

Assinalando o Ano Pastoral da Arquidiocese de Braga, e em sintonia com a mensagem ‘Com Maria, Mãe da Missão, semeamos Esperança’, a peregrinação conta com a participação de todas as 77 paróquias do arciprestado de Guimarães e Vizela.

A maior jornada eucarístico-religiosa do concelho volta a esperar milhares de fiéis, oriundos de todas as freguesias e concelhos vizinhos, representando igualmente o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha.

A Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha oferece, esta sexta-feira, à comunidade vimaranense um concerto gratuito pelo Coral Magistrói na Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição, pelas 21h30. O também conhecido como Orfeão de Carapeços, foi fundado em 1977, actuando pela paz e harmonia entre todos os povos.

O domingo é animado, partir das 15 horas, no palco do largo da Comissão, na Penha, por um espectáculo musical, com as actuações do Grupo Folclórico de Polvoreira e o Duo Enlace.

PERCURSOS

A imagem de Nossa Senhora da Penha, que ao longo desta semana se encontra na igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição, é conduzida na noite deste sábado, em procissão de velas, pelas 21h30, para a Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, onde volta a ter início a peregrinação do segundo domingo de Setembro, até ao Santuário da Penha.

A procissão de velas sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição efectuando o seu percurso pela rua de N.ª Sr,ª da Conceição, rua Dr. Alfredo Pimenta, rua Francisco Agra, largo dos Laranjais, rua Gravador Molarinho, rua da Rainha, rua Dr. Avelino Germano (Tulha), largo Condessa do Juncal, rua Egas Moniz e largo da Oliveira, terminando na Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

Os responsáveis da Irmandade da Penha pedem aos visitantes e peregrinos o melhor civismo, o cumprimento das normas de trânsito indicadas, a ocupação dos parques e locais assinalados para o estacionamento e, desejavelmente, o uso do teleférico para as suas deslocações, que no domingo tem horários especiais e permanentes.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS