Delegação do Alto Minho na Finlândia para discutir soluções no combate ao desperdício alimentar

Uma delegação composta por representantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dos municípios que a integram participa numa visita de trabalho a Hämeenlinna, na Finlândia, visita realizada no âmbito de um projecto de redução da perda e o desperdício alimentar na Europa.

Em nota à imprensa, a CIM Alto Minho refere que visita, integrada na segunda reunião de parceira do projecto CIBUS, tem como objectivo debater os factores que contribuem para a perda e o desperdício alimentar ao longo da cadeia de produção e suprimento, “explorar níveis de inovação nas medidas de prevenção e identificar as necessidades políticas, práticas, financeiras e de capacitação necessárias para enfrentar este desafio”.

O programa da iniciativa contempla reuniões, workshops e visitas a exemplos locais de boas práticas, fortalecendo a partilha de conhecimento e a cooperação internacional.

A passada terça-feira foi dedicada a workshops e reuniões com foco nos desafios regionais e inovações no combate ao desperdício alimentar. Os parceiros tiveram a oportunidade de apresentar boas práticas e trocar de experiências entre as regiões.

Esta quarta-feira, fica marcada por visitas locais para conhecer iniciativas inovadoras, como a aplicação do método ‘lean thinking’ no retalho alimentar e o reaproveitamento de fluxos secundários na indústria das bebidas, além de uma visita ao novo edifício Smart & Bio da Häme University of Applied Sciences (HAMK), uma referência em investigação orientada para a bioeconomia e a biologia sintética.

PROJECTO CIBUS

Financiado pelo programa Interreg Europe, reunindo parceiros do projecto e stakeholders locais, o projecto CIBUS reúne parceiros de oito países europeus (Bulgária, Chipre, Portugal, Dinamarca, Roménia, Finlândia, Irlanda e Bélgica) e visa prevenir e reduzir a perda e o desperdício de alimentos, promovendo a circularidade, a inovação na cadeia alimentar e estratégias integradas para uma gestão mais sustentável.

Este esforço está alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, particularmente a Meta 12.3 de “reduzir para metade o desperdício alimentar per capita global a nível de comércio a retalho e de consumidores, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo perdas pós-colheita”.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais