A depressão Therese vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental entre o final da tarde desta terça-feira e o próximo sábado, trazendo chuva por vezes intensa, vento forte e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, a depressão ficará centrada a oeste de Portugal continental, influenciando principalmente as regiões do Centro e Sul, com especial incidência no litoral. O Minho deverá ser pouco afetado, registando efeitos residuais face à posição do sistema depressionário.
Está previsto um aumento da nebulosidade em todo o território, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros a partir do final da tarde, sendo mais prováveis no litoral da Região Sul.
A partir de quarta-feira, a depressão poderá originar aguaceiros localmente intensos e acompanhados de trovoada, sobretudo nas regiões Centro e Sul, com maior probabilidade junto à faixa costeira.
Vento e mar mais agitados
O vento deverá soprar entre o quadrante leste e o quadrante sul, aumentando de intensidade ao longo dos próximos dias, sendo por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas, com rajadas até 65 quilómetros por hora.
Está igualmente previsto um aumento temporário da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste que poderão atingir cerca de quatro metros de altura, exigindo atenção especial nas zonas costeiras.
Sem avisos, por enquanto
Ao início da noite de segunda-feira, o IPMA ainda não tinha emitido qualquer aviso meteorológico, justificando a decisão com o elevado grau de incerteza quanto à trajetória e posicionamento da depressão Therese, fatores que irão determinar a localização e intensidade da precipitação prevista.
As autoridades recomendam o acompanhamento das atualizações meteorológicas nos próximos dias, sobretudo nas regiões mais expostas ao mau tempo.



