REGIÃO

REGIÃO -

Deputado vilaverdense questionou ministra da Agricultura acerca do «estado de degradação» do regadio entre Sabariz e Soutelo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O deputado Carlos Cação interpelou hoje, na Assembleia da República, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, relativamente à conclusão das obras previstas no âmbito do projeto do Aproveitamento Hidroagrícola em Cabanelas, no concelho de Vila Verde.

Para além das informações sobre o investimento anunciado a rondar os 8,12 milhões de euros para servir várias freguesias do concelho, Carlos Cação pretende ainda saber as intenções do Ministério acerca do antigo canal de regadio entre Sabariz e Soutelo.

O deputado vilaverdense lembrou que este se encontra inutilizado e «em particular processo de degradação». Para além disso, Carlos Cação questionou a ministra sobre se estão a ser dadas as condições mínimas para que a Associação de Beneficiários do Regadio do Cávado possa «assumir devidamente a gestão, exploração e conservação das infraestruturas».

No âmbito do Programa Nacional de Regadios, o Ministério promoveu a modernização da rede de rega e da estação elevatória, com a ministra a proceder à inauguração da mesma estação e rede de canalização. No entanto, «o sistema continua a não funcionar e a não poder funcionar», denunciou o deputado.

Carlos Cação destacou a importância acrescida da estrutura face «aos indicadores de seca com que estamos a ser confrontados», recordando também a manifestação favorável por parte do Ministério em ceder essa estrutura ao município de Vila Verde, de forma a «travar o contínuo processo de degradação do canal de regadio».

Na sua resposta, a ministra justificou apenas o atraso na construção da sede da Associação devido a «alterações no projecto de construção», um processo que, conforme explicou, «envolve também a Câmara Municipal de Vila Verde», deixando sem resposta as questões sobre o canal do regadio.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.