Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga concluíram um conjunto de visitas de trabalho às Unidades Locais de Saúde (ULS) do Alto Ave e do Médio Ave, tendo destacado a capacidade de resposta das duas instituições e os resultados alcançados na prestação de cuidados de saúde às populações.
Em comunicado, os parlamentares referem que as reuniões realizadas com os Conselhos de Administração permitiram constatar uma realidade que consideram diferente da imagem frequentemente associada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), sublinhando os elevados níveis de atividade assistencial, a ampla cobertura de médico de família e os investimentos em infraestruturas, equipamentos e recursos humanos.
Na ULS do Médio Ave foram registados, em 2025, mais de 3,4 milhões de contactos assistenciais, incluindo 858.158 consultas nos cuidados de saúde primários, 214.932 consultas hospitalares, 107.354 episódios de urgência, cerca de 68 mil visitas domiciliárias e 8.628 cirurgias.
Já a ULS do Alto Ave apresentou resultados positivos na redução dos tempos de espera, no cumprimento dos tempos máximos de resposta cirúrgica e na integração dos cuidados de saúde, assegurando uma cobertura praticamente total de médico de família.
Os deputados do PSD destacaram ainda os indicadores na área da saúde materna e infantil. Na ULS do Médio Ave realizaram-se 1.232 partos em 2025, com a urgência de obstetrícia a funcionar permanentemente, 24 horas por dia. Na ULS do Alto Ave, a conclusão da nova área de obstetrícia foi apontada como um reforço das condições de segurança e atendimento para mães e recém-nascidos.
Segundo os parlamentares, as visitas permitiram igualmente verificar o esforço desenvolvido na atração de profissionais de saúde, na recuperação da atividade cirúrgica, na modernização tecnológica e na melhoria das infraestruturas, com investimentos em novas unidades, blocos operatórios, equipamentos, saúde mental, pediatria e cuidados de proximidade.
Apesar de reconhecerem desafios ao nível dos cuidados continuados, dos doentes sociais e da necessidade de reforço de recursos humanos, os deputados social-democratas consideram que os resultados observados demonstram uma evolução positiva do SNS na região.
“O SNS enfrenta dificuldades que não devem ser ignoradas, mas também não podemos ignorar os resultados alcançados. As visitas realizadas permitiram confirmar que existem instituições a responder bem, profissionais altamente dedicados e indicadores que mostram uma evolução positiva. É importante repor a verdade e reconhecer o trabalho que está a ser feito”, afirmam.
Os deputados do PSD eleitos por Braga defendem ainda que o debate sobre a saúde deve basear-se em dados concretos, sublinhando que os números evidenciam “milhões de atos realizados, cobertura quase universal de médico de família, urgências obstétricas a funcionar, mais de mil partos por ano numa única ULS e investimentos históricos em infraestruturas”.



