BRAGA

BRAGA -

Deputados de Braga do PSD questionam ministra da Cultura sobre ampliação do cemitério de Mire de Tibães

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Braga questionaram a ministra da Cultura sobre a existência de algum parecer emitido pela Direcção Regional de Cultura do Norte sobre o projecto de alargamento do cemitério de Mire de Tibães.

Os social-democratas recordam que o cemitério local, situado junto ao Mosteiro de São Martinho de Tibães, esgotou a capacidade de sepultamento. Nesse sentido, a população e a autarquia local têm a necessidade de alargar o cemitério para um terreno contíguo que é igualmente propriedade da Fábrica da igreja Paroquial de Mire de Tibães – Arciprestado de Braga. Este terreno fica junto ao Mosteiro de Tibães, sendo denominado por “terreno do Passal”.

Segundo os deputados, “em consulta formulada pela Câmara Municipal de Braga, terá a Direcção Regional de Cultura do Norte proferido parecer não favorável invocando, tanto quanto se sabe, o facto de tal terreno não pertencer à Paróquia, entre outros argumentos”.

“Assim sendo, este processo padece de esclarecimento que enquadre e fundamento todas as razões que poderão determinar uma qualquer decisão não favorável às legitimas expectativas e aspiração da paróquia e da freguesia”, sublinham os deputados.

O PSD questiona Graça Fonseca se a ampliação foi objecto de apreciação e emissão de parecer pela Direcção de Cultura do Norte, se o parecer foi no sentido de não conceder autorização ao alargamento e quais as razões de “facto e de direito” que determinaram o parecer “Não Favorável.

Questionam ainda sobre quais documentos ou registos em que se baseou a Direcção de Cultura para invocar a propriedade do citado terreno como sendo do Estado.

Por último, os deputados solicitam o envio de “todos os documentos, pareceres e demais escritos que compõem este processo, depositado e tramitado” naquela Direcção.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.