FESTA DAS COLHEITAS DE VILA VERDE - Desfolhada tradicional deu o mote para uma noite bem popular

FESTA DAS COLHEITAS DE VILA VERDE -
Desfolhada tradicional deu o mote para uma noite bem popular

A música popular foi um dos maiores atrativos do terceiro dia da Festa das Colheitas, no feriado 05 de outubro, movendo milhares de pessoas até ao Recinto da XXVII Feira Mostra de produtos Regionais de Vila Verde. Numa manhã e tarde marcadas pela presença de mais de 500 executantes no III Encontro Nacional de Tocadores de Cavaquinho, nota de destaque para a noite, com a realização da tradicional desfolhada e pelas actuações de José Figueiras e do cantor popular Carlos Ribeiro.

DESFOLHADA

PUBLICIDADE

Já com o estômago confortado do jantar, chega a hora de meter aos mãos ao trabalho para representar uma das práticas agrícolas mais comum do passado: a desfolhada do milho.

A organização ficou a cargo da Associação de Folclore de Vila Verde que se dedicou a preparar a atividade nos moldes antigos com as canas de milho a chegar ao recinto em carros de bois.

Homens e mulheres, vestidos com os trajes de outrora, avivavam a chama da tradição cantando alegremente músicas de índole popular. Logo a seguir, as canas foram espalhadas pela eira improvisada e deu-se início à desfolhada propriamente dita.

A iniciativa contou com a animação musical do Rancho Folclórico de Aboim da Nóbrega e uma merenda tradicional com broas, sardinhas assadas e tacos de bacalhau frito, acompanhados pelo bom vinho verde. Um merendeiro que, como é habitual, foi generosamente partilhado com o público presente.

JOSÉ FIGUEIRAS E CARLOS RIBEIRO

O imenso calor humano das milhares de pessoas que ocupavam o recinto e o ritmo dos espetáculos de música ao vivo iam mantendo o ambiente quente. Primeiro, José Figueiras subiu ao palco para recordar os tempos do ‘Muita Louco’ e desfilou um rol de canções animadas, bem conhecidas pelo público. De seguida, destaque para a atuação de Carlos Ribeiro, que encheu o palco e o recinto com a animação da música popular.

O público acompanhou o concerto do primeiro ao último tema e brindou-os com chuvas de aplausos.

HOJE: Programa com 15 iniciativas que prometem um dia em cheio!

Com o fim de semana instalado, a Festa das Colheitas proporciona um dia repleto de atividades ligadas à agropecuária com uma diversidade promete agradar a ‘todos os gostos e feitios’.

Os primeiros momentos do dia são realizados dois concursos pecuários e o desfile dos animais, além da abertura da exposição de esculturas em madeira. Com o Festival Gastronómico a decorrer, prossegue-se a entrega de prémios referentes aos concursos da manhã. No início da tarde chega a XV Feira Tradicional – ‘Reviver o Passado’, com os agricultores vestidos a rigor a vender os produtos frescos da terra. Com mais concursos e entrega de prémios, a tarde segue com dois espetáculos: o concerto da Academia de Música de Vila Verde e a Mostra de Talentos.

Pelas 19h00, surge um dos maiores destaques da Festa das Colheitas: XVII Festa do ‘Caurdo’ com os mais variados sabores tradicionais que, todos os anos, são motivo de enorme satisfação e convívio para os participantes. Os bilhetes estarão à venda a partir das 15h00 no recinto da Feira Mostra. Para terminar o dia, o Palco das Colheitas recebe a atuação da Banda Musical de Vila Verde e o Festival Folclórico concelhio com a presença de nove grupos culturais.

ovilaverdense@gmail.com