OPINIÃO -

OPINIÃO - -

Dia da Internet mais segura

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Artigo de Rolando Silva

Este ano, o Dia da Internet mais Segura celebra-se a 11 de fevereiro.  Nesse dia seremos milhões unidos em mais de 150 países, sensibilizando para a importância de criarmos, juntos, uma Internet melhor.

O mundial da internet segura comemora-se todos os anos e, à semelhança dos anos letivos anteriores, o SeguraNet convida todas as escolas a dinamizarem atividades sobre temáticas relacionadas com a Segurança Digital durante o mês de fevereiro.

PUBLICIDADE

As tecnologias digitais proporcionam-nos inúmeras possibilidades (acessíveis) nas pontas dos dedos. Pela primeira vez temos inúmeras oportunidades para aprender, partilhar e criar.

No entanto, a Internet também abre portas a um conjunto de riscos (especialmente para os mais vulneráveis, como por exemplo as crianças) e para os quais é importante estarmos atentos, tais como o ciberbullying, desinformação e a exposição a conteúdos inapropriados.

De que forma é que podemos assegurar um ambiente seguro e estimulante para todos, onde podemos ter acesso a um conjunto de excelentes oportunidades, ao mesmo tempo que é possível mitigar os efeitos negativos? Juntos temos a capacidade de inspirar mudanças positivas online e sensibilizar para os temas que mais nos interessam.

Também o IPDJ,I.P. está a promover a organização de sessões de informação e sensibilização sobre a presença e utilização responsável e segura da Internet.  Trata-se da iniciativa “Navega(s) em Segurança?” que pretende esclarecer crianças e jovens, educadores, seniores e cidadãos em geral sobre o uso de tecnologias no mundo digital, promovendo a adoção de práticas seguras de presença e de navegação online. Nestas serão abordados temas relacionados com a segurança no computador pessoal, navegação inteligente/critica, comunicação online, lazer, redes sociais, apps e uso do telemóvel, discurso de ódio e narrativas alternativas, entre outros.

Por último, “Faz Delete ao Ciberbullying!” é o tema do seminário do Dia da Internet Mais Segura, que se irá realizar no próximo dia 11 de fevereiro no Forúm Picoas, em Lisboa.

Este tema foi escolhido para destacar a importância de eliminar o ciberbullying, de forma concertada, envolvendo a escola, os profissionais de educação e os alunos, garantindo que todos se comprometem com o respeito pelo outro e pela não violência.

Por outro lado, este tema também vem reforçar o lançamento do plano nacional de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying, do Ministério da Educação, que tem por objetivo “sensibilizar para a prevenção e para a definição de mecanismos de intervenção em meio escolar, com o envolvimento de vários serviços”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS