VILA DE PRADO

VILA DE PRADO -

Dia de S. Valentim não passou despercebido no AE de Prado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No passado dia 14 de Fevereiro, o Agrupamento de Escolas de Prado não quis deixar passar a data, promovendo uma série de actividades para os alunos.

A turma do 5ºE, da EB1 de Prado, assistiu a parte do webinar promovido pelo Art’Themis + , no qual participaram com uma canção apelando à “NÃO VIOLÊNCIA” no contexto escolar. A professora Isabel Macedo realizou uma intervenção sobre a missão da escola na prevenção primária de todo o tipo de  violência, da necessidade dos adultos assumirem activamente um papel interventivo, positivo e educativo na gestão dos conflitos que sempre existem no contexto escolar,  bem como contribuir para serem «modelos» usando uma forma de comunicação «não violenta», mais empática e atenta a todos.

Os alunos foram ainda convidados a fazer acrósticos e a participação foi massiva. A actividade teve como principais objectivos: reflectir sobre o significado de Amor, Amizade, Afecto e Namoro; reconhecer a importância dos afectos na construção de relações interpessoais; promover a participação de todos os alunos nas dinâmicas escolares; combater a violência verbal e física em todas as relações interpessoais, recorrendo à positividade das palavras.

PUBLICIDADE

BEM-ME-GOSTA OU MAL-ME-GOSTA?

A campanha de prevenção de Violência no Namoro – Bem-me-gosta ou mal-me-gosta? resulta de uma parceria entre o projecto ART’THEMIS+, o projecto VIVA e o núcleo da UMAR Braga. Esta colaboração decorre da necessidade de se «criar materiais pedagógicos que sensibilizem adolescentes e jovens para uma mudança de atitudes e comportamentos que legitimam a violência no namoro». 

O objectivo passa por promover uma «ética amorosa» nas relações de namoro, assente em princípios como igualdade, liberdade, confiança, respeito, comunicação, privacidade e consentimento. 

Nesse contexto foram afixados cartazes no Polivalente da Escola (parceira da UMAR no projecto Art’Themis +), da autoria da artista Marta Calejo, que conseguiu «aliar tanta cor e beleza a mensagens tão duras, porque verdadeiras».

Na disciplina de Educação Musical os alunos do 6ºano foram pesquisar e saber mais sobre um dos grandes compositores mundiais. Registaram e organizaram a informação em cartazes expostos no Polivalente, para que todos possam conhecer melhor a vida e a obra deste génio musical.

CORAÇÕES COM MENSAGENS

Os alunos do 5ºE distribuíram também pela escola corações com mensagens, tendo as turmas que realizaram na semana passada a Academia de Lideres Ubuntu também recebido uma mensagem encorajadora. Houve ainda uma decoração alusiva e uns pequenos “miminhos”, distribuídos por todas as escolas,  a agradecer a quem diariamente trabalha com o coração.

OLEIROS E CERVÃES

No JI de Oleiros os alunos festejaram o Dia dos Amigos, elaborando e enviando um bonito cartaz que está afixado no Polivalente. No CE de Cervães foi celebrado o Dia dos Afectos, com um lanche especial.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.